Discutimos o quanto as palavras são importantes e o quanto evocam imagens específicas e organizações mentais particulares. A partir disso, observe o texto a seguir:
Um tema frequente em culturas variadas é o do desafio à ordem divina, a apropriação do fogo pelos mortais. Nos mitos gregos, Prometeu é quem rouba o fogo dos deuses. Diz Vernant que Prometeu representa no Olimpo uma vozinha de contestação, espécie de movimento estudantil de maio de 1968. Zeus decide esconder dos homens o fogo, antes disponível para todos, mortais e imortais, na copa de certas árvores – os freixos – porque Prometeu tentara tapeá-lo numa repartição de carne de um touro entre deuses e os homens.
*** *** *** ***
Na mitologia dos Yanomami, o dono do fogo era o jacaré, que cuidadosamente escondia dos outros, comendo taturanas assadas com sua mulher sapo, sem que ninguém soubesse. Ao resto do povo – animais que naquela época eram gente – eles só davam as taturanas cruas. O jacaré costumava esconder o fogo na boca. Os outros decidem fazer uma festa para fazê-lo rir e soltar as chamas. Todos fazem coisas engraçadas, mas o jacaré fica firme, no máximo dá um sorrisinho.
Betty Mindlin, O fogo e as chamas dos mitos. Revista Estudos Avançados. Adaptado.
I. A escolha pelo diminutivo nas palavras “vozinha” e “sorrisinho” (destacadas no texto acima) não produz o mesmo efeito de sentido nos dois casos.
PORQUE
II. Na primeira ocorrência, o diminutivo pretende diminuir a atitude de contestação de Prometeu; já na segunda, o uso do diminutivo traz a ideia de ironia ao comportamento do jacaré.
Sobre as assertivas, podemos dizer que:
Escolha uma:
a. I e II são verdadeiras, mas não têm relação entre si.
b. I e II são verdadeiras e II justifica I.
c. I é verdadeira e II é falsa.
d. I é falsa e II é verdadeira.
e. I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
d. I e II são verdadeiras e II justifica I.
Explicação:
Respondido por
9
Sobre as assertivas, podemos dizer que:
b. I e II são verdadeiras e II justifica I.
> O diminutivo "vozinha" foi usado para diminuir a atitude de contestação de Prometeu, que tenta roubar o fogo de Zeus. Assim, o diminutivo tenta representar a insignificância de Prometeu perante os deuses.
Já o diminutivo "sorrisinho" foi usado para dar ideia de ironia ao comportamento do jacaré, pois ele esconde o fogo na boca, então ele dá no máximo um sorriso pequeno e tímido para não deixar as chamas saírem. Ou seja, há uma ironia nesse comportamento.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás