ENEM, perguntado por jessikarau, 6 meses atrás

discussão. Como podemos conceituar o Estado contemporâneo? Quais são as respostas que estes vem tecendo em frente aos embates entre capital e trabalho? E como o trabalho vem respondendo ao aviltamento das condições de vida no Brasil? Bom trabalho

Soluções para a tarefa

Respondido por lulubiju08
7

Resposta: Os pilares do Estado Social de Direito datam do período entre os anos vinte e trinta, caracterizados por uma turbulência totalitária da Europa, quando há uma avalanche de transformações com o deslocamento da primazia do setor primário de produção, ou seja, a agricultura para o setor industriário; da família patriarcal, tradicional e eminentemente conservadora para a família nuclear, onde impera o individualismo e a escassez de padrões previamente estabelecidos, etc.

Explicação: A sociedade contemporânea passa por momentos complexos, tendo em vista inúmeras dificuldades enfrentadas diante das incertezas que a atualidade nos apresenta. O contexto é caótico, devido ao enfrentamento da pandemia, pois o desemprego, a inflação e o caos na saúde colocam a sociedade em um quadro bastante delicado. Entretanto, o Estado se mostra inerte no enfrentamento das contradições capital x trabalho, pois este tema é debatido a séculos e o que percebemos é o crescente nível de desemprego seguido de baixos salários e consequentemente a desvalorização da moeda, que, por sua vez, reduz de forma drástica o poder de compra. Enfim, as condições de vida, no Brasil, são mantidas, estagnadas, quando falamos da população de baixa renda, pois a falta de qualificação e oportunidade são assuntos recorrentes e permanentes em nossa sociedade, mantendo assim a famosa desigualdade social.

Perguntas interessantes