Discorra sobre como são estruturados os grupos e subgrupos de contas no Balanço Patrimonial.
Soluções para a tarefa
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo (bens e direitos), pelo Passivo (obrigações) e pelo Patrimônio Líquido (recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo).
O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente.
No ativo não circulante são incluídos todos os bens de permanência duradoura.
No Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.
Em investimentos devem ser classificadas as participações societárias permanentes.
Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.).
Intangíveis compreendem os bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade.
No Passivo Circulante são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem no exercício seguinte.