Administração, perguntado por pamylyca, 10 meses atrás

DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (1326) -

Variáveis são objetos de estudo de interesse do pesquisador que são definidas por ele mesmo, de acordo com a pesquisa que irá realizar. Por exemplo, para traçar o perfil dos alunos de uma escola de Ensino Médio, foram definidos seis objetos de estudo: “sexo”, “idade”, “área da carreira universitária pretendida”, “número de irmãos”, “disciplina favorita” e “renda familiar mensal”. Cada um desses objetos de interesse dos pesquisadores é o que chamamos de variável. As variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas. A variável que apresenta como resultado um atributo ou preferência do entrevistado é chamada de:

A)
Qualitativa.

B)
Qualitativa discreta.

C)
Quantitativa discreta.

D)
Quantitativa continua.

E)
Quantitativa relativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Greicyb
3

Resposta:

c

Explicação:

Solicitar requerimento se necessário pois trata-se Variável qualitativa nominal.

Respondido por LouiseSG
12

A)  Qualitativa.

Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Podem ser classificadas como:

Variáveis Quantitativas: podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos.  

  • Discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Exemplos: número de filhos, número de cigarros fumados por dia.
  • Contínuas: características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua).

Variáveis Qualitativas: características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias.

  • Nominais: não existe ordenação. Exemplos: sexo, cor dos olhos, doente/sadio.
  • Ordinais: existe uma ordenação. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal).
Perguntas interessantes