DISCIPLINA: DIVERSIDADE
ÉTNICO-CULTURAL (324) -
Os primeiros sistemas de
cultivo e de criação
apareceram no período
neolítico, há menos de 10
mil anos, em algumas
regiões pouco numerosas e
relativamente pouco
extensas do planeta.
Originavam-se
da
autotransformação de
alguns dos sistemas de
predação muito variados
que reinavam então no
mundo habitado. Essas
primeiras formas de
agricultura
eram
certamente praticadas
perto de moradias e
aluviões das vazantes dos
rios, ou seja, terras já
fertilizadas que não
exigiam,
portanto,
desmatamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Os primeiros sistemas de cultivo e de criação apareceram no período neolítico, há menos de 10 mil anos, em algumas regiões pouco numerosas e relativamente pouco extensas do planeta. Originavam-se da autotransformação de alguns dos sistemas de predação muito variados que reinavam então no mundo habitado. Essas primeiras formas de agricultura eram certamente praticadas perto de moradias e aluviões das vazantes dos rios, ou seja, terras já fertilizadas que não exigiam, portanto, desmatamento.
MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agricultura no mundo: do neolítico à crise. São Paulo: Editora da Unesp, 2010, p. 45.
A primeira forma de transformação do meio ambiente pelo homem, portanto, se deu com a agricultura.
Qual foi um o primeiro instrumento construído pelo homem para a prática da agricultura?
Assinale a alternativa correta.
A) O facão.
B) O arado.
C) A escavadeira.
D) A enxada. CORRETA
E) A lança.
2) A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico pertence a Edward Tylor, no primeiro parágrafo de seu livro Primitive Culture (1871). Tylor procurou, além disto, demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes ele proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Quais são algumas das características da cultura?
Analise as afirmações a seguir.
I) É universal na experiência do homem; entretanto, cada manifestação local ou regional da cultura é única.
II) É estável e, não obstante, igualmente dinâmica, evidenciando contínua e constante mudança.
III) Inclui e condiciona amplamente o curso de nossas vidas e, no entanto, raramente interfere no pensamento consciente.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III. CORRETA
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) III, apenas.
3) Nos anos 1870 do século XIX, a imigração internacional ganhou força: ao passo que entre 1820 e 1876 pouco mais de 350 mil estrangeiros entraram no Brasil, no período 1872/1930, o número de imigrantes internacionais foi da ordem de 4,1 milhões. A distribuição desse total segundo a nacionalidade, a saber, 1.195.052 portugueses, 1.479.363 italianos, 574.565 espanhóis, 86.577 japoneses, 165.861 alemães e 606.385 outros, põem em evidência Portugal e Itália como principais países de origem desses fluxos populacionais.
SOARES, Weber; LOBO, Carlos; MATOS, Ralfo. Mobilidade espacial dos imigrantes estrangeiros no Brasil: 1991/2010. In: REMHURevista Interdisciplinar de Mobilidade Humana, Brasília, Ano XXIII, n. 44, p. 191-205, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/remhu/v23n44/1980-8585-REMHU-23-44-191.pdf. Acesso em: 25/03/2018.
A imigração estrangeira estava de acordo com uma ideologia da elite brasileira da época.
Que ideologia era essa?
Assinale a alternativa correta.
A) A modernização industrial do Brasil.
B) A urbanização do Brasil.
C) Trazer técnicos e cientistas para o progresso tecnológico brasileiro.
D) O branqueamento da população brasileira. CORRETA
E) Trazer professores para melhorar a educação brasileira.
4) Um dos fenômenos sociais mais disseminados ao longo da história humana é o etnocentrismo. Esta é uma visão de um mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
A quais atitudes o etnocentrismo pode levar?
Analise as afirmações a seguir.
I) A intolerância religiosa.
II) Pode levar a extremos de xenofobia (aversão a estrangeiros).
III) A intolerância étnico-cultural.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III. CORRETA
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) III, apenas.
5) É um método de coleta de dados feito pela Antropologia que busca descrever as tradições e culturas dos povos, principalmente a partir de trabalho de campo feito por um antropólogo.
Como se chama essa atividade?
Assinale a alternativa correta.
A) Biografia.
B) Censo.
C) Demografia.
D) Etnografia. CORRETA
E) Estatística