"Diria o historiador cearense Gustavo Barroso sobre os cangaceiros: foram heróis e bandidos. Barroso prefere unir os dois adjetivos com a conjunção ‘e’ do que usar ‘ou’ para excluir uma das opções" (MILLAN, Polianna. "Heróis ou bandidos?". Gazeta do Povo. 12/07/2008. Comente a ideia defendida pelo historiador, explicando o contexto histórico da atuação dos bandos de cangaceiros do final do século XIX até 1940 e explorando as diferentes interpretações conferidas a esses personagens.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A ideia por trás do uso do termo e, para esclarecer que os cangaceiros eram bandidos e heróis, por parte de Gustavo Barroso, pode nos fornecer já pistas da maneira pela qual estas figuras se inserem na história nacional brasileira.
Os cangaceiros foram fruto de uma relação de coronelismo intensa, mantida por políticos poderosos em relação aos pobres sertanejos. Eles são vilões na medida em que realizavam crimes, atacavam e saqueavam, bem como ofereciam certos riscos de violênci à certas comunidades. Por outro lado, são heróis enquanto opunham-se à opressão de seu povo pelos mandatários locais e regionais, expondo uma insatisfação que era, em sua motivação, legítima.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás