Diponível em:< http://3.bp.blogspot.com/_D88NysPL3z4/SnSAGEPkvDI/AAAAAAAACrk/HzmQjdiwTQo/s400/MOSQUITO.jpg>
A intertextualidade é um exercício comparativo, pois, podemos avaliar como um texto é compreendido, aceito ou refutado, dependendo da forma que ele for manipulado por seus leitores. Na charge em estudo, o autor utilizou de um dos tipos de intertextualidade para compor sua mensagem. Leia as afirmativas I, II e III e analise-as quanto a coerência de suas informações referentes aos charge e ao uso do recurso da intertextualidade.
I. A charge não foi utilizado o recurso da intertextualidade, apesar do autor estabelecer uma comparação entre os veículos que trafegam com mais de um tipo de combustível e o mosquito da dengue que é hospedeiro de mais de um tipo de doença.
II. Ironia que é um recurso intertexual foi expresso na fala do mosquito retrata a verdadeira, sendo assim, o autor faz uma leitura bem humorada da tragédia que assola nossa país.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e I são afirmativas verdadeiras.
b. I e II são afirmativas falsas.
c. Somente I é uma afirmativa verdadeira.
d. Somente II é uma afirmativa verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa D.
Somente II é uma afirmativa verdadeira.
I. Falso - Na charge, o recurso da intertextualidade foi usado sim, pois a charge lembra uma campanha publicitária de automóveis ao empregar o termo "total flex" para se referir ao mosquito que causa mais de uma doença (tal qual o carro que trafega com mais de um tipo de combustível).
II. Verdadeiro - A ironia está presente na charge por meio da comparação entre o mosquito e os veículos, pois ambos seriam "total flex". É um recurso que ao mesmo tempo critica a proliferação desse mosquito mas também brinca com sua flexibilidade.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás