Diga o cenário atual do Brasil em relação a prostituição e a DST
Soluções para a tarefa
Resposta:
prostituição:
os profissionais do sexo continuam sendo pessoas exploradas, maltratadas e vulneráveis dentro de uma sociedade intolerante, que carece superar preconceitos e aprender o respeito às diferenças.
O ordenamento jurídico não chega e, sem ele, não há situação de domínio e soberania dos profissionais do sexo. Está longe o dia em que estes profissionais poderão exercer suas atividades laborais com liberdade, responsabilidade e segurança.
DST:
Os números de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST) no Brasil são assustadores. De janeiro a junho deste ano foram 6.251 ocorrências de sífilis adquirida e 3.838 de sífilis em gestantes, além de 1.265 registros de Aids e 250 de hepatite B. Tamanha incidência, é claro, acende o sinal de alerta para homens e mulheres, que devem ter em mente que a prevenção é a única maneira de se proteger.
Para o coordenador nacional do projeto ‘Sífilis Não’, da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), e vice-diretor do laboratório multidisciplinar de formação humana da Universidade Estadual do Rio (Uerj), Carlos Alberto de Oliveira, o aumento de casos de DSTs não é apenas uma questão de saúde pública.
“É uma questão de conscientização. É buscar entender que as práticas sexuais são livres, mas trazem consequências para sua vida, para a vida das pessoas que você ama e com que você se relaciona. É muito importante se prevenir”, explica o coordenador. Ele acrescenta que a única forma de prevenção é com o uso de preservativos durante a relação sexual.