Pedagogia, perguntado por Lauransant6605, 1 ano atrás

dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetizaçãopreciso de ajuda nessa, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por francicleldo
0
INTRODUÇÃO
Quando se reflete sobre dificuldade de aprendizagem, refere-se sobre algumas questões da pessoa realizar determinadas atividades. Acredita-se que quando o aluno está em fase de alfabetização, é preciso ele conhecer a estrutura da escrita, sua organização e seus princípios que contém a relação da escrita e oralidade para que assim possa aprender e desenvolver sua aprendizagem.

Contudo, existem professores que ainda não estão aptos para receber esses alunos e compreender algumas dificuldades e assim trabalham de uma forma tradicional que não proporciona nenhum interesse para eles.

Para que os nossos alunos tenham um bom desenvolvimento em seu processo de aprendizagem é de suma importância que o educador oportunize os mesmos a estarem envolvidas nas mais variadas atividades que precisam ser realizadas. Muitas vezes, o educador utiliza muito material em suas aulas, mas deixa os alunos utilizando-os sem dar nenhuma explicação. É preciso que ele esteja sempre o orientando e desta forma, haverá um progresso na aprendizagem dessas cria Contudo, existem professores que ainda não estão aptos para receber esses alunos e compreender algumas dificuldades e assim trabalham de uma forma tradicional que não proporciona nenhum interesse para eles.

Para que os nossos alunos tenham um bom desenvolvimento em seu processo de aprendizagem é de suma importância que o educador oportunize os mesmos a estarem envolvidas nas mais variadas atividades que precisam ser realizadas. Muitas vezes, o educador utiliza muito material em suas aulas, mas deixa os alunos utilizando-os sem dar nenhuma explicação. É preciso que ele esteja sempre o orientando e desta forma, haverá um progresso na aprendizagem dessas crianças.

Inúmeras vezes encontramos crianças que falam bem, compreendem múltiplas combinações simbólicas, mas apresenta dificuldades para entender, ou mesmo produzir símbolos escritos. Muitos são inteligentes, capazes, criativos e excelentes em se comunicar, mas, possuem mentes dispersas e impulsos para não permanecerem parados em um só lugar e quase sempre deixam uma brincadeira no meio ou não concluem as lições que tão bem começaram. Outras se destacam com uma inteligência superior em muitas coisas, mas, parece não ter sucesso. Todos esses alunos possuem em comum dificuldade de aprendizagem, isto é, problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro de entender, recordar, desenvolver as habilidades de ler e escrever. Por isso, este artigo visa contribuir e aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o tema dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização.

Quando observamos essas dificuldades, percebemos o quanto elas interferem com o mundo natural e social da criança, fazendo com que as mesmas percam o interesse pela escola, desenvolvendo a insegurança e o senso de baixa autoestima. É nesse momento que o educador precisa saber como trabalhar com cada dificuldade de aprendizagem que ele encontra em sua trajetória profissional, buscando diversas estratégias, usando dinâmicas interessantes que possam garantir um avanço no desenvolvimento dessas crianças.

Quando o aluno apresenta uma dificuldade na aprendizagem é preciso que ele seja encaminhado para o profissional adequado para que ele trabalhe em cima desse problema, porque se o aluno não ter um acompanhamento correto, consequentemente, não terá rendimento algum. O aluno com dificuldade em aprender, precisa estudar numa turma normal e ser bem acolhido. alfabetização é o processo em que as crianças se apropriam do ensino e da aprendizagem, principalmente no que se refere à leitura e a escrita, no entanto, esse processo não acontece apenas na escola.

De acordo com Ferreiro, Teberosky (1999), “as crianças se apropriam da leitura e da escrita mesmo quando ainda não as fazem convencionalmente”. Nessa perspectiva, as crianças aprendem naturalmente no meio em que vivem, através de estímulos visuais, sonoros.

A leitura está presente na vida cotidiana sempre buscando compreensão e significados para o mundo. Para Paulo Freire (2000, p.5), “leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, que nos leva para dentro do mundo, que nos interessa a viver”.

Para que a criança desperte sua curiosidade pela leitura é preciso que o educador faça sempre leituras interessantes e atividades que favoreçam a participação das mesmas, possibilitando-as uma compreensão sobre o significado das palavras. Isso só ocorrerá realmente por intermédio das práticas de alfabetização que estimulam a leitura e a escrita, levando-os ao prazer de estarem sempre lendo e desta forma aprender a escrever As dificuldades de aprendizagem
Perguntas interessantes