Ed. Física, perguntado por rebekahthomaz, 1 ano atrás

Diferentes possibilidades do usufruto do lazer

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaGerlane082
11

A espécie humana sempre buscou formas de diversão no seu cotidiano, e isto é tão importante quanto as formas de trabalho, religiosidade, ou constituição familiar. Ainda nos dias atuais convivemos com uma sociedade que enaltece o trabalho, desvalorizando o não-trabalho, e busca controlar os divertimentos populares. Esta prática foi (ou é?) uma forma de dominação e controle de massa exercida pelo próprio Estado (política do "pão e circo"), em nome de uma elite dominante para a manutenção do poder vigente.

Alguns equívocos aconteceram e acontecem em nome do lazer, um deles é pensar que este é menos importante que o trabalho, outro é não conseguir identificar sua relação com a educação e saúde. O lazer não é simplesmente um momento de ócio ou de alienação como gostaria que o fosse a camada dominante de uma sociedade extremamente capitalista como a nossa. Por razões como estas acreditamos que o lazer deveria ser incentivado e discutido em ações educativas dentro e fora da escola.

Neste sentido, abordar as possibilidades de conteúdos da Educação Física Escolar (EFE) que possam ser sistematizados para a construção de uma orientação curricular que dê conta de todo o ensino fundamental, preocupados com a críticidade desenvolvida no dia a dia da escola, torna-se um trabalho de extrema relevância para todos os educadores. Nosso objetivo neste artigo é "identificar e discutir a visão que os professores de educação física têm do tema lazer e como estes abordam este tema em suas aulas". Trabalhamos com pesquisas de campo realizadas em três cidades da região sul fluminense: Volta Redonda, Barra Mansa e Resende.

Perguntas interessantes