diferentemente dos outros sentidos, o tato apresenta receptores espalhados por todo o corpo, e não apenas em algumas regiões específicas. Quais são esses receptores e qual a relação desse sentido como defesa ao nosso corpo
Soluções para a tarefa
O tato é muito importante pois junto dele vem o ato reflexo que nada mais é do que uma resposta rápida mediante uma lesão. Se não houvesse esses corpusculos o impulso nervoso não iria para a medula a ser interpretado.
Outro fator também que contribui é que nos fazem perceber situações de desagrado como tocar no fogo por exemplo.
Alguns receptores do tato presentes em mamíferos e em vários vertebrados consistem em terminações nervosas livres nos tecidos mais superficiais do corpo, como a pele. Em humanos, por exemplo, a maioria dos receptores de toque estão localizados na língua, lábios e pontas dos dedos.
O sentido do tato permite que os organismos vivos percebam qualidades de objetos e meios, como pressão, temperatura, textura e dureza. Na pele, existem diferentes classes de receptores nervosos que são:
- Corpúsculos de Meissner .
- Receptores Merkel .
- Corpúsculos de Krause .
- Corpúsculos de Ruffini .
- Receptores do folículo capilar.
A relação desse sentido como defesa do corpo é dada porque ele está configurado como o maior órgão dos sentidos, que percebe qualquer contato, os diferentes níveis de temperatura e as impressões de desconforto ou sofrimento.
Esse mecanismo também estabelece um sistema de defesa que avisa sobre uma situação nociva no organismo, os chamados receptores são os responsáveis por receber a sensação de dor.