História, perguntado por anacarolinasarda50, 1 ano atrás

Diferentemente de outros episódios da Revolução Francesa, o 18 Brumário foi resultado de planejamento. Napoleão certificou-se de que os generais não dispostos a acompanhá-lo, convenientemente, estivessem fora da cidade. Lucien Bonaparte, irmão de Napoleão, fora eleito presidente do Conselho dos Quinhentos (o que seria hoje uma Câmara Baixa) poucos dias antes da data estipulada para o levante. O plano foi também calculadamente financiado pelos banqueiros e altos membros da burguesia, que viram seus interesses contrariados com a Revolução. Parecia que Bonaparte não teria de enfrentar grandes obstáculos.

Disponível em: .
Acesso em: 17 jun. 2019.

O trecho acima trata do processo de elaboração do Golpe do 18 de Brumário, dado por Napoleão no ano de 1799. A respeito da ascensão de Bonaparte no episódio em questão, pode-se afirmar que

A
Napoleão contou com o apoio dos jacobinos, que viam nele a oportunidade de radicalização do processo revolucionário.

B
o Golpe ocorreu de maneira espontânea, já que Napoleão não tinha planos de chegar ao poder.

C
foi articulado com o apoio dos girondinos, que viam na oposição jacobina uma ameaça ao seu poder no processo revolucionário.

D
Napoleão contou com o apoio tanto de jacobinos quanto de girondinos, em oposição a todo o Exército Francês.

E
não houve apoio da burguesia francesa, o que fez com que Napoleão tivesse que recorrer ao Exército para barrar a oposição burguesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
12

É correta a alternativa C.

O 18 de Brumário foi organizado pelas camadas mais altas da sociedade francesa, que tinha nos girondinos o seu principal "partido", tendo os girondinos, bem menos radicais que os jacobinos, apoiado a ascensão de Napoleão como uma forma de garantir a "paz social" no país.

Napoleão, uma vez no controle do maior poder político do país, realizou, primeiro, reformas importantes (como a promulgação do Código Civil) e depois se colocou a expandir, militarmente, os interesses da França.

Perguntas interessantes