Diferente da moral kantiana a ética do discurso não se fundamenta na razão reflexiva, mas na razão comunicativa: em vez do monólogo solitário, Jurgen Habermas colocou o sujeito em diálogo com o grupo. Essa interação mediada pelo discurso é mais rica por ser processual e construída a partir da relação entre os sujeitos.
A proposta desta atividade é que você desenvolva um texto explicando, em suas palavras, qual a relação e diferença entre os conceitos “Ética” e “Moral” e qual a importância da comunicação no processo racional de legitimação dos costumes.
Importante: desenvolva esta atividade livremente utilizando apenas as suas palavras, não transcreva texto ou trecho de texto de outro autor. Cite corretamente a fonte de suas pesquisas e faça a correção ortográfica/semântica antes de enviar oficialmente a atividade.
Soluções para a tarefa
Na verdade, tanto a Ética quanto a Moral se relacionam com o mundo em que vivemos.
Na prática, a Ética é aplicada à coletividade, quer dizer a todas as instituições que se encontram no campo social. Basicamente, a Ética pode ser definida como um conjunto de instrumentos e normas que são capazes de orientar o comportamento do indivíduo para a vida em sociedade.
Como exemplo da aplicação ética, podemos citar:
Código de Ética Profissional.
De um lado oposto, a Moral é considerada individual. Na verdade, a Moral representa o conjunto de hábitos, crenças e costumes pertencentes a um determinado grupo social ou comunidade.
Como exemplo do uso das regras morais, podemos citar:
Tudo aquilo que você aprendeu com os seus pais sobre o que é certo ou errado (valores morais).
Espero ter ajudado.