História, perguntado por brunoielpo, 1 ano atrás

Diferencie Socialismo, Comunismo e Anarquismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por NáthalyEster
9

O SOCIALISMO é um SISTEMA DE GOVERNO que serve como TRANSIÇÃO do capitalismo para o comunismo. No governo socialista, um LÍDER assume o comando para SOCIALIZAR OS MEIOS DE PRODUÇÃO - fabricas, fazendas... - que no capitalismo eram comandados pelos burgueses. Para implantação desse sistema tem de haver uma desapropriação dos meios de produção das mãos dos burgueses, via força se necessário Nesse sistema as pessoas começariam a aprender a SOCIALIZAR suas produções com toda comunidade, aonde todos tem as mesmas coisas, sendo TUDO GERIDO PELO ESTADO, que tem a tarefa de coordenar essa divisão.

Já o COMUNISMO é um sistema de governo que sucede o socialismo. Nele NÃO HÁ LÍDER para governar o Estado, pois todos já tem consciência de SOCIALIZAÇÃO dos meios de produção e da produção em si, assim como da DIVISÃO IGUALITÁRIA entre os membros da sociedade e de seus direitos e deveres sociais. Nele a pessoa trabalha para a sociedade por um período do dia, no outro período dedica seu tempo ao lazer, assim todos seriam felizes e teriam acesso a tudo que quisessem. Ou seja, é uma sociedade utópica - NUNCA EXISTIU - pois nunca houve uma sociedade sem representante de governo.



O ANARQUISMO pressupõe a ausência do Estado, da hierarquia e da força coercitiva. Teoricamente a liderança ocorre temporariamente dentro do grupo de operação, escolhida pelo grupo, ou seja, se ha um incêndio o grupo decide quem vai liderar a ação, sendo que essa liderança varia.

Isto é apenas um esboço de definição, apenas para mostrar que não deve-se confundi-los ou mesmo julga-los errado, como comumente o anarquismo é classificado como baderna/desordem. Caso tenham interesse em saber melhor, procure pelos autores, pelas propostas.
Perguntas interessantes