Diferencie queimadura de primeiro e terceiro grau: quais são as extensão e camadas da pele afetadas e ainda apresente os cuidados necessários para cada uma das situações
Soluções para a tarefa
Resposta:
A queimadura de primeiro grau é aquela que acomete apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Seus sinais e sintomas são dor intensa, vermelhidão e edema no local. “Esse tipo de lesão não produz bolhas na pele, geralmente melhora de 3 a 7 dias, podendo ocorrer descamação da pele no local, sem deixar sequelas.
cuidados:Não necessitam de atendimento médico e, geralmente,já que melhoram entre 3 e 7 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados. Se a dor for incômoda, um analgésico poderá ajudar.
queimadura de segundo grau pode ser superficial ou atingir camadas mais profundas da pele. Quando superficial, acomete a epiderme e a parte mais superficial da derme, preservando os pelos e as glândulas da pele. Dessa forma, provoca dor intensa, vermelhidão, edema, vesículas e bolhas que, quando se rompem, deixam feridas com crostas.
cuidados:
O tratamento é composto de limpeza, desbridamento das bolhas (remoção dos tecidos desvitalizados) e proteção da região afetada. Importante: apenas um profissional de saúde poderá fazer a retirada do tecido desvitalizado.
queimadura de terceiro grau provoca destruição total da pele, atingindo a epiderme, derme e anexos cutâneos (pelos, glândulas…), podendo atingir ainda estruturas abaixo da pele, como gordura, músculo, tendões e ossos. “A lesão geralmente é ressecada, forma crosta de tecido desvitalizado, que ao ser removida, deixa ferida ulcerada. A cicatrização dá origem a cicatrizes fibróticas, podendo ocasionar retrações e restrições de movimento”.
cuidados:
o tratamento é mais complexo e demorado, necessitando de internamento, enxertia e até cirurgia plástica.