Filosofia, perguntado por vanelarie, 1 ano atrás

diferencie o significado metafisico da palavra substancia de seu significado comum

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamonteiro3
17
Segundo o próprio Aristóteles, há uma ciência que estuda o ser enquanto ser. Essa ciência investiga os primeiros princípios e as principais causas. Merece, por isso, ser chamada filosofia primeira, diferente de qualquer filosofia segunda. Aquilo que é enquanto é, tem certos princípios, que são os axiomas, e estes aplicam-se a qualquer substância como substância e não a este ou àquele tipo de substância.
Aquilo a que chama filosofia primeira, ao ocupar-se do ser como ser, das suas determinações, princípios, etc, ocupa-se de algo que é, na ordem do que é na ordem também do seu conhecimento. Mas pode entender-se este ser superior ou supremo de dois modos: ou como estudo formal daquilo que depois se irá chamar formalidade, e, nesse caso, a metafísica será aquilo que depois se irá chamar ontologia, ou então como estudo da substância separada e imóvel – o primeiro motor, Deus — e nesse caso será, como Aristóteles lhe chama, “filosofia teológica”, isto é, teologia.
espero ter te ajudado
Respondido por castrosamantha771
18

No sentido comum é "o que está sob, por debaixo", como "suporte, sustentáculo". No outro contexto foi usado por alguns filósofos para denominar o substrato ou suporte fundamental de um ser, aquilo sem o qual ele não é, nesse sentido substância equivale a essência.

Perguntas interessantes