Diferencie e exemplifique os vegetais abaixo:
Talófitas de cormófitas;
Criptógamas de Fanerógamas;
Assifonógamas de Sifonógamas;
Atraqueófitas de Traqueófitas de Traqueófitas.
Soluções para a tarefa
DIFERENÇA ENTRE CRIPTÓGAMAS E FANERÓGAMAS:
As CRIPTÓGAMAS constituem os grupos de plantas chamadas de BRIÓFITAS e PTERIDÓFITAS, aonde elas dependem da água para a reprodução, não possuem sementes nem frutos e que se reproduzem por meio de esporos. Já as FANERÓGAMAS, constituem os grupos de plantas chamadas de GIMNOSPERMAS e ANGIOSPERMAS, aonde elas não dependem da água para a reprodução, a primeira apresenta sementes, enquanto a segunda apresenta sementes, flores e frutos, além disso, reproduzem-se por meio de grãos de pólen.
EXEMPLOS DE CRIPTÓGAMAS:
Musgos, samambaias, shiitake, champignon
EXEMPLOS DE FANERÓGAMAS:
Pinheiros do Paraná (gimnospermas)
Macieiras, laranjeiras e mangueiras (angiospermas)
TRAQUEÓFITAS:
São plantas vascularizadas que possuem VASOS CONDUTORES DE SEIVA, que são tecidos especializados nessa função de conduzir a seiva.
Espero que tenha sido útil esses dados.
As Talófitas são um tipo de vegetação que podem ser unicelulares e pluricelulares. São configuradas, somente, por talo, ou seja, não havendo divisão entre a raiz, o caule e o tronco. Exemplos de talófitas são: clorofíceas e feofíceas.
As cormófitas possuem estrutura definida entre raiz, caule e folhas e as plantas dessa tipologia apresentam cormo, isto é, aspecto caulinar. São exemplos de cormófitas: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As Criptógamas são plantas que produzem gametas, não pelas flores, como recurso mais evidente. Exemplo: briófitas e pteridófitas.
As Fanerógamas são aquelas que apresentam sementes evidentes em sua estrutura e se reproduzem através delas. Exemplos: cicas, roseiras e limoeiro.
Assifonógamas abarcam as plantas que não possuem flores e, por isso, não têm tubo polínico. Exemplo: briófitas e pteridófitas.
Já as Sifonógamas possuem tubo polínico e, ao mesmo tempo, flores em sua estrutura. Além disso, há necessidade de água para a sua sobrevivência. Exemplo: araucárias e ciprestes.
Atraqueófitas são grupos de vegetações que não possuem vasos em sua estrutura. Por isso, são avasculares. Exemplos: algas.
Traqueófitas, por sua vez, são plantas que possuem vasos, ou seja, são vasculares. Este grupo abarca muitas plantas por ser característica da maioria delas. Exemplo: ervas e arbustos.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20413841