Diferencie capitalismo e cidadania?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, Boa Noite
Explicação:
Desde a Grécia Antiga, a cidadania desempenha um papel central nas relações entre os indivíduos e o Estado, no Ocidente, construindo uma gama de fatos sociais pautados em direitos e deveres. Se ao longo da história suas conceituações sofreram modificações, suas diferentes formulações e aplicações moldam, hoje, a realidade sociológica em que se vive. Assim, analisar seus sentidos é da mais suma importância para a compreensão da realidade sócio-política de uma sociedade. A cidadania, não é um status absoluto e independente: se ela molda as estruturas que regem o Estado e a vida dos indivíduos, ela também é moldada por outros fatores, tanto de ordem política quanto econômica. É sob essa perspectiva que o presente trabalho se propõe a realizar uma análise da construção dos direitos cidadãos no Brasil, sob a ótica da formação histórica do capitalismo brasileiro, com suas especificidades político-econômicas. Para tal, recorreu-se a diferentes estudos firmados na tradição historiográfica e sociológica do Brasil, como os de Sérgio Buarque de Holanda, Murilo de Carvalho e Caio Prado Júnior.
Espero ter ajudado!
Bons Estudos!!
O período entre o século XIV e XVI denominado Renascimento foi a época de transição do feudalismo para o capitalismo e foi marcado pelo ressurgimento da cidadania. Era considerado cidadão aquele que possuía o direito sobre as questões de cidade-estado. Tal direito não abrangia a todos, a cidadania era privilégio da elite dominante.
Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos. Notáveis críticos do capitalismo têm incluído: socialistas, anarquistas, comunistas, tecnocratas, alguns tipos de conservadores, luddistas, narodniks, shakers e alguns tipos de nacionalistas. Os marxistas defendiam uma derrubada revolucionária do capitalismo que levaria ao socialismo, até a sua transformação para o comunismo. O marxismo influenciou partidos social- democratas e trabalhistas, bem como alguns socialistas democráticos moderados.
Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um(a) indivíduo (pessoa) em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. Conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.