Português, perguntado por nubiakjhsdaijg, 10 meses atrás

diferencie as duas orações:

minha tia ,que mora em Manaus, chegará amanhã.
minha tia que mora em Manaus chegará amanhã.

Soluções para a tarefa

Respondido por Hipácia
7

minha tia ,que mora em Manaus, chegará amanhã.

Quem chegará amanhã? "Minha tia". O termo entre vírgulas é uma explicação. Por que ela "chegará"? Porque ela não mora aqui, ela mora em Manaus.

Minha tia que mora em Manaus chegará amanhã.

Quem chegará amanhã? Veja que não termos entre vírgulas, então quem chegará amanhã é "minha tia que mora em Manaus". Ora, se eu dou esse título para essa tia, é porque eu tenho outra tia que não mora em Manaus.

na primeira frase eu tenho uma única tia e estou explicando porque a chegada dela é uma coisa incomum. Na segunda frase eu tenho mais do que uma tia e estou explicando de qual delas estou falando.


nubiakjhsdaijg: o primeiro ñ seria que eu tenho mais de uma tia
nubiakjhsdaijg: ????
Hipácia: Oração adjetiva entre vírgulas é explicativa. Ela explica o antecedente. Oração adjetiva sem vírgulas é a restritiva. Ela restringe o antecedente. Se eu preciso restringir o significado de "minha tia" é porque eu tenho mais de uma tia e preciso sinalizar de quem estou falando. Se você conhece quem está falando, ele pode não falar a explicativa que tá tudo certo. Mas se ele não falar a restritiva você vai perguntar "qual tia?"
nubiakjhsdaijg: a segunda: tenho só uma tia aquela que mora em manaus e ela virá pra minha cidade
Hipácia: Não. Se a adjetiva não tem vírgula, significa que o antecedente faz parte de um grupo e eu escolhi apenas um elemento desse grupo. "Minha tia que mora em Manaus chegará amanhã. A que mora em Porto Alegre só no sábado."
nubiakjhsdaijg: AHHHH SIM
nubiakjhsdaijg: AGORA ENTENDI
nubiakjhsdaijg: MTT OBG
Hipácia: De nada!
nubiakjhsdaijg: você é professor(a)??
Perguntas interessantes