Geografia, perguntado por aninha212144, 1 ano atrás

diferencie agentes externos e internos na constituição do relevo e cite exemplos.

Soluções para a tarefa

Respondido por MirlaVenus
5
 Os internos através do tectonismo e do vulcanismo. 
O tectonismo influencia na formação de relevo por meio das acomodações das placas litosféricas que podem ser de aproximação ou de afastamento. 
O vulcanismo, quando existe uma grande pressão no interior da Terra, as camadas da crosta se rompem, dando origem a duas formas de relevo: as montanhas e os planaltos. 

Já os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões, que podem ser pluviais (provocadas pela água da chuva) e fluviais (provocadas pelas águas dos rios e mar). Nesses casos, o relevo sofre alterações, pois o escoamento das águas o desgasta dando a ele gradativamente novas formas. 

As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando, assim, o relevo do local. Por fim, existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominada erosão eólica. 

O homem também é um agente externo de transformação do relevo. Essas modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem, através do trabalho, transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.
Os agentes internos são aqueles que modificam a paisagem natural,ou seja, são: Placas tectônicas,vulcanismo e os terremotos. Ja os agentes externos são a chuva, os rios,mares,a neve, o vento, o gelo e os próprios seres vivos.

MirlaVenus: acho q esta certo se estiver espero que tenha ajudado
Perguntas interessantes