História, perguntado por nrdsilva22, 10 meses atrás

diferenciar imposto de taxa de contribuição

Soluções para a tarefa

Respondido por Leylaneisrael
1
contribuição: Contribuições sociais têm finalidade específica e não podem ser utilizadas livremente pelo governo. Por exemplo, para financiar o sistema previdenciário (aposentadorias etc). Parte das contribuições são incidentes sobre o lucro líquido da empresa (a chamada CSLL), mas outra parte é oriunda da folha de pagamentos. Se foi essa segunda parte que aumentou, isso não significa que a empresa passou a ser mais lucrativa ou produtiva. Ela pode simplesmente estar pagando salários maiores, ou empresa e funcionários podem estar sendo tributados de maneira mais agressiva. De qualquer forma, a utilização dos tributos gerados é limitada.



imposto de renda:
Já os impostos podem ser usados como o governo bem quiser. Além disso, boa parte dos impostos que uma empresa paga - IR, IPI e ICMS - são fortemente correlacionados à produtividade/lucratividade. Se levarmos em consideração que ninguém gosta de pagar tributo e que toda empresa se esforça em evitá-los, mais impostos significa que ou a empresa deixou de sonegar, ou a empresa está mais produtiva e/ou lucrativa, ou a lei mudou e deixou de beneficiar a empresa. Em qualquer dos casos, o governo se deu melhor do que antes, pois têm mais dinheiro para utilizar como bem quiser.
Respondido por wandersonjg10
1
Taxa é um valor cobrado por uma conta de prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal,federal ou estadual. A contribuição pode ser especial ou contribuição de melhoria, ou seja, é um valor cobrado pela melhoria de um ambiente público como a limpeza das ruas por exemplo.

Impostos incidem sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre consumo e servem para financiamento de serviços universais.
Patrimônio = IPVA, IPTU
Renda = IR, IRRF
Sobre consumo = IPI, ICMS, PIS, CONFINS e ISSQN
Perguntas interessantes