Filosofia, perguntado por dricarochawn, 1 ano atrás

Diferenca entre relativismo e absolutismo moral

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuelcavalca5
52

O relativismo é uma corrente filosófica fundamentada em uma ideia: a verdade absoluta não existe, em outras palavras, a verdade é relativa, já o Absolutismo moral é a teoria da Ética que propõem que todas as ações possuem valores inerentes de certo ou errado. Roubar, por exemplo, pode ser considerado sempre imoral, mesmo se feito para o bem-estar alheio (por exemplo, roubar comida para alimentar uma família que passa fome), mesmo se o resultado for benéfico.

Respondido por BrenoSousaOliveira
0

O relativismo moral parte da ideia de que a moral é relativa, enquanto que o objetivismo não.

Relativismo e objetivismo moral

O relativismo moral é uma área de estudo da moral que afirma que ela tem origem no próprio homem, por isso seria relativa. Enquanto que o absolutismo afirma que ela tem origem em Deus e que por isso deve ser objetiva, pois Deus não varia.

Desde o inicio da filosofia os filósofos tentam explicar a diferença entre moral e ética. Podemos afirmar que a principal diferença entre ética e moral, é que a moral está relacionada a conduta do homem dentro de uma sociedade. Ou seja, são princípios que determinam aquilo que é justo ou injusto numa sociedade.

Enquanto isso, a ética pode ser considerada como a ciência que estuda a origem do comportamento humano. Ela tenta entender como que esses princípios tiveram origem, se são objetivos ou subjetivos, se vem do homem ou do Divino, etc.

Para saber mais sobre moral, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/12389233

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes