Diferença entre pandemia e epidemia.
Soluções para a tarefa
Pandemia é quando uma doença se espalha em níveis globais, em vários continentes diferentes. Epidemia é quando uma doença infecta mais pessoas que o esperado numa região/localidade mais específica.
Ambos os termos são muito confundidos pelas pessoas e pela mídia, mas são coisas diferentes:
As doenças são frequentemente monitoradas e notificadas aos serviços de saúde/vigilância epidemiológica, como o Ministério da Saúde e a OMS, de forma que podemos entender seus comportamentos na população e definir um número de casos esperados para a doença dentro de um período de tempo. Por exemplo, todos os anos temos números similares de casos de gripe; com base nisto, sabemos quantos casos são esperados de acontecer e calculamos um pequeno desvio padrão (da mesma forma que os famosos dois pontos para mais ou para menos do IBGE) para compreender pequenas variações naturais que podem ocorrer.
Quando uma doença atinge níveis acima do esperado numa região um pouco mais localizada, como uma cidade, estado, bairro ou país, dizemos que se trata de uma epidemia. Por exemplo, se eram esperados 2 casos de uma gripe na cidade, e tivemos 10 casos, significa que iniciou-se uma epidemia de gripe.
Pandemia é o que acontece quando uma doença atinge muita áreas diferentes, vários países em continentes diferentes. Os alertas pandêmicos são emitidos pela OMS e demonstram que a doença tem potencial ofensivo grande. Dois exemplos de pandemias muito conhecidas são a COVID-19 e a AIDS.
Bons estudos.