diferença entre litoral e costa características virais
Soluções para a tarefa
Resposta:
O litoral pode ser composto das mais diferentes paisagens. Um mesmo país pode apresentar grande variação litorânea de acordo com as características geográficas de relevo e hidrográficas da região. Nele encontram-se praias, costões e mangues.
A costa, sendo o ponto de encontro entre a terra e a água, é um ambiente em que ocorrem constantemente erosão (remoção de material, devido a ondas e marés, correntes marinhas e vento) e sedimentação (entrada material de rios próximos ou extensões de linha costeira). A soma desses processos é o orçamento de sedimentos da costa. Os impactos de sedimentos orçamento pesadamente sobre a forma da costa:
Se o saldo for negativo, a erosão que são predominantes, a costa é alta, marcada por falésias e rochedos;
Se o saldo for positivo, que são predominantes fenômenos deposicionais, Os custos serão mais baixos, caso em que também podemos distinguir várias possibilidades: ou as costas abertas, onde há uma clara separação entre a água e linear e as costas do continente ou protegida, quando, depois de uma primeira linha de terra seca é abrir outros espelhos água mais ou menos ligadas ao mar (como em lagoas).
Tipos de litoral
Existem dois tipos fundamentais de litoral: o tipo atlântico e o tipo pacífico. O primeiro tem estrutura de dobramento ou de falhamento oblíqua à costa. Por isso é mais rico em acidentes (cabos, pontas, baías, golfos, enseadas etc.) e as elevações do relevo formam um ângulo maior ou menor com a linha do litoral. O tipo pacífico tem a estrutura do dobramento paralela à costa. As costas do tipo atlântico são chamadas discordantes ou transversais e as do tipo pacífico, concordantes ou longitudinais.
Quanto à articulação, a linha da costa pode ser retilínea ou muito recortada, conforme a natureza da rocha, da estrutura e mesmo dos movimentos de costa. Segundo o aspecto geral, podem ser baixas ou planas e altas ou abruptas. As primeiras se caracterizam por um declive suave, que desce lentamente para o largo, com extensa plataforma continental. Do ponto de vista geomorfológico, as características topográficas das superfícies costeiras de baixa altitude são muito diversificadas: planície costeira de acumulação, superfície de peneplano, dunas, skjärs etc. Há também grande variedade de tipos de costas altas ou abruptas. A classificação das costas em altas e baixas tem a mesma importância que a distinção que se estabelece, na topografia continental, entre montanhas, planaltos, planícies e colinas. As costas baixas podem ter diferentes origens, entre elas as transformações de costas abruptas.