Geografia, perguntado por yasminmcavalcanti, 5 meses atrás

diferença entre espectro solar, radiação solar e constante solar

Soluções para a tarefa

Respondido por maribribeiro
1

A radiação solar é fonte primária de energia para os processos biológicos e meteorológicos que ocorrem na superfície. A sua importância para as plantas é, tanto, quantitativa (densidades de fluxos de energia usada na fotossíntese) como qualitativamente (comprimento de ondas e fotoperíodo, para indução ao florescimento e fotossíntese).

A constante solar é o fluxo de radiação (taxa de transferência de energia = J/s) solar que chega ao topo da atmosfera terrestre e é recebida em uma superfície perpendicular a direção do sol. Ou, ainda, é a quantidade de energia radiante do sol que incide perpendicularmente a uma unidade de superfície na ausência de partículas (topo da atmosfera) a uma distância média Terra-sol.

Além desses conceitos, a constante solar pode ser definida como sendo a irradiância solar sobre uma superfície normal aos raios solares, à distância média Terra-Sol, na ausência de atmosfera. 38 km de altura ~ 1373 W/m2 ~ 1,96 a 1,98 cal/cm2 min1

Ou seja, a área (1,27 1014 m2) da Terra voltada para o sol recebe, no topo da atmosfera, aproximadamente, a irradiância solar de 1,74 1017 J/s.

No entanto, a constante solar é influenciada pela variação na atividade solar, pela variação na distância Terra-Sol, pelo ângulo zenital, pela declinação solar (δ), pela latitude (φ) e pelo ângulo horário (h) por isso faz-se algumas correções. Assim, na passagem do sol sobre o meridiano do local, ao meio dia h=0o

O espectro solar é o conjunto de todas as frequências das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol. Nosso Sol é a estrela mais próxima da Terra e é responsável por fornecer toda a energia que o planeta precisa para a manutenção da vida terrestre. Ao todo são cerca de 1400 Watts por metro quadrado ao nível do mar.

Se puder marcar como melhor resposta, ficarei muito grata

Perguntas interessantes