Sociologia, perguntado por leagfe, 1 ano atrás

diferença entre cidadania real e formal ?

Soluções para a tarefa

Respondido por clariceultra
4
CIDADANIA FORMAL l refere-se a maneira como a cidadania está descrita formalmente na lei, nas constituições nacionais, é a garantia que o indivíduo tem para lutar legalmente por seus direitos. 

CIDADANIA REAL também chamada de substantiva, refere-se a maneira como a cidadania é vivida na prática, no dia-a-dia. Através dela podemos ver que nem todos os seres humanos são iguais socialmente, que a sociedade se estrutura desigualmente e, pois alguns grupos sofrem os mais diversos tipos de necessidades e preconceitos. 
EXMPLO: Um aluno de uma escola pública que não consegue competir em condições de igualdade com um aluno de escola particular, tem sua cidadania “formal” conquistada, pois a lei lhe garante acesso a educação, contudo, a cidadania “real” está bem longe de ser atingida. A mesma situação dos pobres, dos negros, dos deficientes, etc. que, em maior ou menor grau, conseguiram reconhecimento “formal”, mas ainda tem um longo caminho para conquistar a cidadania “real”.
Respondido por Usuário anônimo
1
Cidadania Real = Quando Você Nasce no Local.
Cidadania Formal = Quando no Papel Válido, Você Está Autenticado Como Membro do Local.

Eu Posso Nascer em São Paulo, Mais se meus pais me levarem para Manaus, e me registrarem (inicialmente) no cartório, serei um Manausense (eu acho que é assim) e não paulistano, que é o real.

País é diferente, eu posso nascer em Portugal, Meus Pais Brasileiros Voltam Para o Brasil, e Viro Portugues (Jús Solo) e Brasileiro (Jús Patria), As Duas Sendo Formal, Mais Apenas Uma(PT) Sendo Formal.
Perguntas interessantes