Diferença do sistema digestório do peixe para um animal invertebrado
Soluções para a tarefa
O tubo digestivo é semelhante ao do homem: a seguir à boca encontra-se o esôfago, que se alarga para formar o estômago, continuando depois com o intestino, até terminar no ânus. Nos Ciprinídeos não existe estômago, o que é compensado por um intestino mais comprido.
É no intestino, sob a ação das secreções do pâncreas e do fígado, que os alimentos são transformados e absorvidos pelo sangue, sendo as substâncias assim obtidas distribuídas por todo o corpo.
Nos poríferos a digestão é totalmente executada dentro das células (digestão intracelular), uma vez que seu corpo não é organizado em sistemas e não possuem nenhum tipo de cavidade digestiva.
Nos cnidários e platelmintos, o alimento é capturado e introduzido na cavidade digestiva, onde sofre a ação de enzimas secretadas pelas células do revestimento da cavidade (digestão extracelular). A digestão intracelular irá completar posteriormente o processo. A cavidade digestiva desses animais tem apenas um orifício (boca), que serve tanto para a entrada dos alimentos como para a saída dos dejetos. Por isso esse tipo de sistema digestório é chamado incompleto.