ENEM, perguntado por MuriloShimomura, 1 ano atrás

Dicas redação,

Me dem dicas para melhorar minha redação.
Tema: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Problemas do sistema penitenciário brasileiro

Na últimas décadas as cadeias tem mostrado não cumpri com a função de recuperar criminosos e devolvê-los a sociedade. Há muitas negligências como ambientes pouco higiênicos, superlotação das celas , falta de agentes prisionais e principalmente falta de atividades de socialização, os feitos disso tudo são catastróficos.
Todos esses problemas que as cadeias no Brasil mostram cooperam para a desumanização do preso, pela lógica determinista o homem é fruto do meio, logo se a pessoa vive em um lugar ruim, a tendência é de ela se tornar ruim, nós vemos isso claramente nas prisões brasileiras.
Com um ambiente tão ruim e falta de atividades de socialização as cadeias se tornam grandes escolas de crime. A função das cadeias é invertida, os criminosos são recuperados e ddevolvidos à sociedade, mas sim são aperfeiçoados no mundo do crime.
Outro problema das cadeias brasileiras é o alto gasto que os presos tem para os cofres públicos, o gasto mensal chega a ser maior do que a de um estudante, se esse mesmo dinheiro fosse realmente ultilizado para devolver presos a sociedade, o povo brasileiro ganharia em dobro.
Para ter uma melhora no sistema prisional brasileiro o governo deve contratar mais funcionários especializados em reinserção de presos à sociedade, melhorar em geral as estruturas das cadeias e tratra mais humanmente os presos, com ajuda de ONGs também deve-se pormover mais atividades de socialização e reeducação social.

Soluções para a tarefa

Respondido por xDvicente
1
Eu acho que o seu texto tem argumentos bons, mas você ainda pode melhorar citando filósofos, sociólogos, dados, livros, autores, enfim, algo que comprove o que você está dizendo. Pelo menos um em cada parágrafo.

Tipo... é verdade que o sistema prisional brasileiro vai de mal a pior, os prisioneiros são tratados de forma desumana porque se criou uma cultura de que "bandido bom é bandido morto" e as pessoas acham que uma vez que se comete um crime, o indivíduo não tem mais o direito de ser tratado como ser humano, o que não é verdade. O direito perdido é o da liberdade, não o da cidadania. Eles devem ser ressocializados no período de cumprimento da pena.

Mas é bom fundamentar com provas de que isso acontece. Coloque dados atuais de superlotação nas prisões. Pesquise sobre Michel Foucault, Cesare Beccaria, assista ao documentário "Falcão: Meninos do Tráfico", dê uma lidinha no conceito de fato social de Émile Durkheim, procure saber sobre o empreendedorismo social nas prisões, por exemplo e tente fazer analogias com o tema. Isso enriquece muito o texto e o seu corretor pode perceber que você tem mais conhecimento e repertório sociocultural e te dar uma nota maior.

De qualquer forma, eu tô dando dicas aqui mas no final das contas é sempre melhor você checar com o seu professor de redação, porque ele pode te ajudar em outros aspectos também. :)

MuriloShimomura: Realmente fiquei com dificuldade em citar filósofos e sociólogos para esse tema, até pensei em colocar, mas não lembrei de nem um rsrs, muito obrigado pelas dicas de estudo, vou dar uma lida depois (:
MuriloShimomura: Cara o documentário parece ser muito legal! Eu sou fã do MV Bill, valeu mesmo pela recomendação!
xDvicente: É meio complicado lembrar mesmo, ainda mais lá na hora do ENEM... rs. Mas tenta fazer assim em toda redação, geralmente vc pode usar um exemplo em vários temas. Tipo esse documentário. Ele serve também se vc for fazer uma redação sobre racismo, minorias, favelas no Brasil e tal. Daí quando chegar a prova já tem muita coisa em mente. Só cuidado pra não ficar muito na zona de conforto. :D
Respondido por Bruuh5674
0
Não use o senco comum em redação, isso deixa sua redação superficial e quando usa deixe bem claro para o corretor que é censo comum

MuriloShimomura: e a minha opinião é senso comum? ACho que não rsrs, pelo menos no que eu ouço na rua não é ,e tbm pesquisei bastante pra fazer essa redação.
Perguntas interessantes