ENEM, perguntado por mrscandypop, 9 meses atrás

dicas pra fazer uma boa introdução​

Soluções para a tarefa

Respondido por MEODA
1

Resposta:

Explicação: recomendo que vc faça um breve mapa mental para organizar suas idéias ....pra desenvolver sua introdução , explore seus conhecimentos sobre o tema ,nn use os termos (eu ,ma minha opinião ....) ,e no mínimo 12 linhas


mrscandypop: muito obrigada!!
Respondido por Usuário anônimo
1

Como escrever uma boa introdução?

Entenda o que deve haver na introdução

Fazer uma boa introdução do Enem pode ser um desafio para muitos, e já vi gente perdendo muitos pontos por não produzirem uma introdução decente. Mas vamos lá:

Contextualização: você precisa situar seu leitor. Você pode fazer isso citando uma historicidade da questão, fazendo alusão a um acontecimento recente, entre outras inúmeras formas.

Recorte: nesse quesito, você precisa trazer um recorte da atualidade para dentro de sua introdução. A relação de causa e consequência costuma ser a mais utilizada.

Vamos então ver um exemplo de introdução.

Exemplos de boas introduções

Na antiga Esparta , crianças com deficiência eram assassinadas, pois não poderiam ser guerreiras, profissão mais valorizada na época. Na contemporaneidade , tal barbárie não ocorre mais, porém há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação, devido ao preconceito ainda existente na sociedade e à falta de atenção do Estado à questão.

(Mariana Camelier Mascarenhas)

Na antiga Esparta , crianças com deficiência eram assassinadas, pois não poderiam ser guerreiras, profissão mais valorizada na época.

Perceba como, para dar início a sua redação, a autora utiliza-se de algo que aconteceu lá no passado para dar contexto àquilo que escrevia.

Na contemporaneidade , tal barbárie não ocorre mais

Ela deixa bem claro que passado é passado. As coisas não funcionam exatamente como em Esparta, mas ressalta um ponto importe a seguir.  

porém há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação

Aqui ela evoca o problema que quer apresentar. Mesmo que não como Esparta, ainda há problemas no que tange à deficiência.

devido ao preconceito ainda existente na sociedade e à falta de atenção do Estado à questão.

Por que existem grandes dificuldades para garantir aos deficientes o acesso à educação? Ela responde isso justamente nesta última parte, fechando assim sua introdução.

Se você quiser mais exemplos de introdução, seguem-se alguns:  

Na antiga pólis de Esparta, havia a prática da eugenia, ou seja, a segregação dos denominados “imperfeitos”, como, por exemplo, os deficientes. Passados 2000 anos, o preconceito contra esse grupo ainda prevalece socialmente e afeta, principalmente, a área da educação. Nesse contexto, os surdos são grandes vítimas da exclusão no processo de formação educacional, o que traz desafios e a busca por autonomia e pela participação de pessoas com essa deficiência no espaço escolar brasileiro.

(João Pedro Fidelis Belluzo)

Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância , além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, percebe-se que , no Brasil , os deficientes auditivos compõem um grupo altamente desfavorecido no tocante ao processo de formação educacional , visto que o país enfrenta uma série de desafios para atender a essa demanda. Nesse contexto, torna-se evidente a carência de estrutura especializada no acompanhamento desse público, bem como a compreensão deturpada da função social deste.

(Alan de Castro Nabor)

No convívio social brasileiro, parte considerável da população apresenta alguma deficiência. Nessa conjuntura, grande parcela dos surdos, em especial, não tem acesso a uma educação de qualidade, o que fomenta maior empenho do Poder Público e da sociedade civil, com o fito de superar os desafios para a efetiva inclusão desses indivíduos no sistema educacional.

(Lorena Magalhães de Macedo)

O que fazer agora?

Praticar, praticar e praticar... Quando cansar, pratique mais um pouco. Não há fórmulas mágicas para uma boa redação. Procure um professor de língua portuguesa que corrija bem as redações, seja pagando ou não. Sobre a redação completa, a imagem pode te dar um auxílio.

Anexos:
Perguntas interessantes