dicas para uma boa redação
Soluções para a tarefa
vou te ensinar A REGRA DO P.O.R.C.O.
Pense (espere para escrever; primeiro decida o que dizer)
Antes de abordar a folha branca, é útil procurar um ponto de partida.
Eu começo do vocabulário. Eu escolho as palavras-chave e vejo o que elas significam. Assim, seguir o fio das palavras se torna uma maneira de raciocinar, explorar, descobrir.
Organizar (coloque um plano de ação dividido por pontos)
As palavras-chave são um bom ponto de partida para a construção de uma escada e conceitos de seqüenciamento. As palavras também ajudam a construir os "mapas" do texto que está por vir.
A escada é para mim a parte crucial do trabalho. Se for bem feito, o resto é muito mais fácil.
Regurgitação (jogue fora, sem pensar demais)
Seguindo a escada, mas também girando livremente, começo a construir frases, argumentos. Esta é a fase mais desordenada de todas. E tem que ser, para funcionar bem.
Sem lógica, sem censura. Apenas a caneta, imaginária "rede", para capturar rapidamente os pensamentos que flutuam na cabeça. O importante é "gravá-los", não perca.
Correto (releia com calma)
Ler calmamente para mim significa antes de tudo "transcrever" no computador. É uma maneira um tanto particular de reler; para mim, significa me concentrar no que escrevi, pensando sobre isso. E a transcrição para o computador ativa a opção "copiar e colar", que neste momento do trabalho se torna um recurso e não um atalho perigoso.
Omitir (remova tudo o que você não precisa)
Uma vez que o texto bruto esteja inativo, passamos ao que eu chamo de "arquivamento". Descobri que muitos, como eu, passam muito tempo trabalhando para selecionar palavras úteis entre palavras inúteis, redundâncias e "supérfluas" em geral. Em um primeiro momento, massacro advérbios e adjetivos. Em seguida, "seque", reescreva, adicione ou remova a pontuação.