Diariamente, ouvimos a expressão “Estado Democrático de Direito” e associamos a própria ideia de democracia, que significa prevalecer a soberania do povo. Desse modo, esse tipo de Estado é aquele que se caracteriza pelas leis a serem criadas pelo povo e para o povo, respeitando-se a dignidade da pessoa humana. Para nossa realidade, isto é, de fácil compreensão, contudo, na história da humanidade, houveram por diferentes formatações de Estados como absolutista, liberal e socialismo.
SILVA, Beatriz Elena Barud; MELLO, Rosimery Medeiros de. Ética, Processos Decisórios e Negociação aplicados à Gestão Pública, Maringá-Pr: Unicesumar, 2019.
Sobre esse assunto, associe as duas colunas, relacionando os tipos de estado com a suas respectivas características.
1. Absolutista. ( ) Visualiza o estado deve redistribuir as riquezas, pois é quem mantém privilégios de certas classes.
2. Liberal. ( )Trata-se de um estado no qual a supremacia das competências se encontra nas mãos de um só indivíduo.
3. Socialismo. ( ) O Estado deve ter uma ação limitada, apenas garante a segurança e a propriedade.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
3, 1, 2.
Alternativa 2:
1, 2, 3.
Alternativa 3:
3, 2, 1.
Alternativa 4:
2, 1, 3.
Alternativa 5:
1, 3, 2.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa I - 3, 1, 2
Explicação: Pagina 42 Livro Ética, Processos Decisórios e Negociação aplicados à Gestão Pública, 2019.
Absolutista: quando pensamos em absolutismo estamos nos referindo a uma forma de estado monárquica, ou seja, uma monarquia que possui como característica: “a supremacia das competência se encontra nas mãos de um só indivíduo” (ZIPPELIUS, 1994).
Liberal: essa forma de organização do Estado é a que se opõe ao totalitarismo, no qual o estado que se apoderar da maior número de setores da vida. No liberalismo, a ação do estado é limitada, ele não cuida da moralidade, não decide sobre a crença do povo, ele apenas garante a segurança e a propriedade, mas a economia se regula sozinha (ZIPPELIUS, 1994).
Socialismo: o movimento socialista surgiu no século XIX e não se pretendia desenvolver um estado socialista, pois a visão que se tinha do estado era que ele própria mantinha os privilégios de algumas classes.
“A liberdade não tinha chegado até àqueles que só possuíam sua força de trabalho. A liberdade contratual, tinha como consequência o oferecimento de salários miseráveis” (DALLARI, 1995. p. 240). A ideia que permeou o socialismo era então, a destruição do Estado e a redistribuição de riquezas.
Bons estudos.
Resposta: Alternativa: "A" 3, 1, 2
Explicação: De acordo com o livro de Ética, Processos Decisórios e Negociação aplicados à Gestão Pública nas paginas 42 e 43 do livro.