Diante do quadro promovido pela globalização, surgiram posturas diferentes acerca das vantagens e das desvantagens (ou consequências) do processo global: os arautos, os céticos e os críticos. Indique o que caracteriza cada um destes três posicionamentos:
Soluções para a tarefa
Os arautos: Alegam a fase nova que vivemos a partir da globalização como uma nova fase da globalização;
Os céticos: Entendem o processo como parte de algo que se desenvolveu, diferente da perspectiva acima por exemplo;
Os críticos: Visam entender como a globalização se desenvolveu e o capitalismo se universalizou.
A partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação e da ascensão econômica mundial, bem como o crescimento do capitalismo.
A globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.
A globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.
O exercício é produção de texto
A globalização existe e veio para ficar até que outro modo de produção seja alcançado.
Creio na globalização como uma nova forma de imperialismo, não precisamos conquistar suas terras, conquistamos seu mercado, que é de onde advém as riquezas, graças a nós vocês tem fabricas onde trabalham operários levados à exaustão e se alguém acusa este trabalho de escravo, deixe acusar, pois sua voz será pequena frente o benefício da civilização. Bem esta é a visão dos críticos da globalização.
Já os céticos não colocam esperança na globalização nem a tiram, esperam acontecer para ver no que vai dar a demanda por matéria prima versus o mercado consumidor. Não tem crises existenciais com a globalização, não se importam com quem está trabalhando para a manter no ar, apenas a olham passar.
E a globalização vem com tudo, estes são os arautos, o país que não se engajar na globalização será um país perdido pois perdeu o bonde da história. A globalização não tem volta, agora a matriz pode estar na Inglaterra e as fábricas na Birmânia que tudo opera dentro dos padrões globais. É necessário ver o quanto de mão de obra gera a globalização nestes países que viviam em crise de desemprego. O quanto abaixou o custo dos produtos devido a ampla concorrência, a qualidade dos produtos são outra questão positiva e não há como voltar atrás.
O que caracteriza estes grupos de pensadores é:
arautos: a globalização foi a melhor coisa que aconteceu.
céticos: a globalização existe vamos ver no que vai dar.
críticos: a globalização é o novo imperialismo humano.
Saiba mais sobre produção de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25291137
Sucesso nos estudos!!!