Diante disso, pesquise um pouco mais sobre esse movimento artístico e o seu contexto histórico, depois relacione a proposta estética extrema do Dadaísmo com os eventos históricos que circundaram seus artistas, países e o desenvolvimento do mundo ocidental.
Soluções para a tarefa
O Dadaísmo ou simplesmente "Dadá" foi movimento artístico que pertenceu às vanguardas europeias, que teve como tema principal o seguinte lema: "a destruição também é criação".
Apresentava um caráter de grande protesto, questionamento, apresentando caráter ilógico, além de anti-racionalista. Ademais, a presença de forte caráter irônico, pessimista e amplamente expressivo marcaram tal movimento como o precursor do expressionismo.
O movimento Dadaísta trabalha com o inconsciente do apreciador e trouxe à esfera da arte a reflexão sobre o que, verdadeiramente, é a arte e suas imbricações.
O grande artista que é símbolo do Dadá é: Marcel Duchamp.
Marcel Duchamp, pintor francês, representou a vanguarda europeia pela sua grande criatividade e ao inovar em suas obras artísticas. Pintou obras que se caracterizavam como dadaístas, surrealistas, expressionistas e criou o "ready-made".
"Ready-made" é uma expressão artística usada por Duchamp para representar objetos comuns e sem sentido quando artístico, mas para o pintor essa manifestação representava liberdade e inovação, por romper com o racionalismo na arte.
Duchamp expôs um urinol como ready-made e intrigou o público das belas artes. Muitos questionaram se aquilo era arte de verdade, mas seu trabalho ficou tão famoso e reconhecido que mudou o padrão da arte.
Assim, pelo modo criativo de fazer arte, Duchamp representou ao artistas que romperam com a tradição e com a razão na arte.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/22668118