Pedagogia, perguntado por FlorMaia, 10 meses atrás

“Diante de um contexto histórico europeu em que se dava a formação das nações, a ciência histórica, respaldada pela ideia de um progresso irreversível, sofre forte influência, predominando a pesquisa erudita, na qual o historiador buscava destacar os fatos históricos singulares, únicos e, portanto, irrepetíveis. O historiador passa a ter como tarefa recuperar eventos a partir de documentos escritos e oficiais e, a partir desses, narrar o fato tal qual aconteceu. [...]
Nessa concepção de história científica, chamada de História Tradicional, o fato, o evento, é cultuado pelo historiador, o qual o entende como algo que fala por si só. O tempo, nessa orientação da pesquisa histórica, enquanto variável obrigatória do pensamento histórico, é pensado como homogêneo e contínuo. [...]
Cabe enfatizar que nesse caso, os fatos, os eventos, são tratados a partir de uma concepção de tempo linear, progressivo e homogêneo, onde prevalece a idéia de que a humanidade se constitui num todo que evolui a partir de causas e efeitos comuns. Segundo Benejam PÀGES (1997, p. 191), o tempo histórico a partir dessa visão, ‘es entendido como um tiempo externo a los hechos, objetivo, que actúa de manera lineal, acumulativa. El tempo histórico es para el positivismo el tiempo de la medida, de la cronologia’.”




De acordo com o que a autora afirma em seu texto, podemos distinguir o Positivismo de outras escolas avaliando as afirmações a seguir.






I. Diferentemente dos metódicos, a escola marxista não limita seus estudos às fontes escritas oficiais, por entender que as relações dialéticas produtivas são mais carregadas dos significados que permeiam suas sociedades.
II. Se para os positivistas o tempo é objetivo e imutável, para os fenomenologistas ele se apresenta de maneira diversificada e múltipla, sendo constantemente revisitado.
III. Tanto os marxistas quanto os positivistas concebem a sociedade em sua luta de classes dialética, que leva às contradições inerentes aos modos de produção e a sua superação.

A partir da análise acerca da gênese científica pós Idade Média e da sucessão de paradigmas está correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. III, apenas.
c. II, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas

Soluções para a tarefa

Respondido por helenicesousanc
43

Resposta:

a. I e II, apenas

Explicação:

Respondido por larissamagrani
2

A partir da análise acerca da gênese científica pós Idade Média e da sucessão de paradigmas está correto o que se afirma em:  LETRA A (I e II, apenas).

A primeira afirmação diz respeito ao marxismo e sua forma de conceber o processo histórico no tempo. Assim, por ser uma teoria materialista e dialética,  parte dos estudos sobre a luta das classes sociais na prática para explicar a sociedade e suas características preponderantes.

A segunda premissa concebe que, para os estudiosos da fenomenologia, a história é analisada constantemente, pois tudo é efêmero e mutável segundo essa teoria. Sua análise é científica, porém apresenta uma investigação que se fundamenta na epoké, isto é, na distinção dos fenômenos, a fim de objetivar suas pesquisas e torná-las mais sucintas.

Já a terceira premissa é falsa, porque apresenta a teoria positivista como similar à marxista, o que é um erro. Marxismo e positivismo se distinguem no modo como concebem a sociedade e no enfoque que cada um dá à historicidade. Se para o marxismo o materialismo é a chave, para o positivismo, no entanto, é o idealismo a máxima imperativa.

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