Diante de tais questões surgem profundas divisões no seio das elites brasileiras, incluindo aquelas pertencentes às forças armadas. De forma esquemática, é possível identificar aqueles que, de um lado, defendem o nacionalismo econômico e a intensa participação do estado no desenvolvimento industrial. Na outra posição, estavam os partidários de que o segundo ciclo de nossa industrialização (o primeiro se deu durante o estado novo) devia ser comandado exclusivamente pela iniciativa privada brasileira, associada a capitais estrangeiros. Del priori, mary; venâncio, renato. Uma breve história do brasil. São paulo: editora planeta do brasil, 2010. P. 264. Identifique os dois grupos mencionados no texto e apresente as suas propostas para a economia brasileira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Os dois grupos mencionados no texto são os nacionalistas e os liberais.
Os nacionalistas defendiam que o Estado precisa realizar a intervenção e a proteção da economia, tal fato deveria ser alcançado pela limitação do capital estrangeiro. Além disso, o estado precisaria realizar investimentos para a indústria nacional.
Já os liberais defendiam que a não intervenção do estado na economia. Em que os mercados não deviam ser fechados, permitindo a livre circulação de capital estrangeiro no Brasil.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Informática,
5 meses atrás
Contabilidade,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás