Diante da visão de um prédio com uma placa indicando SAPATARIA PAPALIA, um jovem deparou com a dúvida: como pronunciar a palavra PAPALIA? Levado o problema à sala de aula, a discussão girou em torno da utilidade de conhecer as regras de acentuação e, especialmente, do auxílio que elas podem dar à correta pronúncia de palavras. Após discutirem pronúncia, regras de acentuação e escrita, três alunos apresentaram as seguintes conclusões a respeito da palavra PAPALIA:
Se a sílaba tônica for o segundo PA, a escrita deveria ser PAPÁLIA, pois a palavra seria paroxítona terminada em ditongo.
Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALÍA, pois “i” e “a” estariam formando hiato.
Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALIA, pois não haveria razão para o uso de acento gráfico.
A conclusão está correta apenas em
Soluções para a tarefa
Respondido por
177
Está correta a hipótese de papália, pois o o i em hiato só receberia acento se ele fosse a segunda vogal do hiato, e em papalia ele é a primeira.
Respondido por
61
Em relação à palavra "PAPALIA", como exposto pela questão, as afirmativas corretas são a primeira e a terceira.
A sílaba tônica de uma palavra é aquela que possui o som mais forte e duradouro, tendo mais destaque do que as outras sílabas.
A primeira afirmativa está correta porque o acento na segunda sílaba caracterizaria a palavra como paroxítona, isto é, com sílaba tônica na penúltima sílaba. Assim, teríamos uma paroxítona terminada em ditongo, sendo necessária sua acentuação.
A segunda afirmativa está errada porque as letras "i" e "u" em hiatos são acentuados apenas quando o hiato é formado com a vogal anterior ou quando estão sozinhos na sílaba, o que não seria o caso.
Leia mais sobre sílabas tônicas em:
https://brainly.com.br/tarefa/426634
Anexos:
Perguntas interessantes