Diagrama de Pauli
Oi! Eu gostaria que alguém me explicasse detalhadamente o Diagrama de Pauli. Tenho também outro pedido: observo que, muitas vezes, numa distribuição eletrônica, podem vir a surgir coisas como ''2p³' e eu simplesmente não compreendo, pois os valores das letras são: s (2), p (6), d (10) e f (14). Alguém poderia explicar isso?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Oi! Vamos la. Existem 7 camadas em um átomo, nomeadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Cada uma dessas camadas pode comportar, respectivamente: 2, 8, 18, 32, 32, 18 e 8 elétrons cada uma. Dentro de cada uma dessas camadas, existem 4 subníveis de energia: s, que comporta 2 elétrons, p que comporta 6, d que comporta 10 e f que comporta 14. Quando montamos o diagrama de Pauling, temos que seguir a ordem das diagonais e somando os subníveis até chegar no numero de elétrons que você precisa.
CherryPie:
Acontece que em alguns casos, o valor não fecha certinho. Por exemplo, o Neônio, de número atômico 10, possui configuração eletrônica 1s2, 2s2, 2p6. Os subníveis ficam bem certos. Já o Flúor, de número atômico 9, fica 1s2, 2s2 e 2p5, por que ele possui 9 elétrons, e você precisa por o numero correto. O número de elétrons de cada subnivel não é fixo, e sim representa o número MAXIMO que cada uma comporta, mas nada impede de por menos do que 6, como no caso do subnível p.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás