Diabetes mellitus (DM) é uma doença de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e da incapacidade desta de exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se pela presença de hiperglicemia crônica, frequentemente acompanhada de dislipidemia, obesidade abdominal, hipertensão arterial e disfunção endotelial. O conjunto desses fatores pode elevar o risco de desenvolver outras comorbidades, como doenças cardiovasculares.
No Brasil, o diabetes representa uma das principais causas de morte, além de provocar problemas renais, amputação (remoção) dos membros inferiores (pernas e pés), cegueira e doenças cardiovasculares.
Sabendo disso, neste Desafio, considere o cenário apresentado a seguir.
Descrição da imagem não disponível
Com base nessa situação, você deve:
a) Explicar o que são as fibras e como elas atuam sobre a glicose sanguínea.
b) Indicar aos pacientes qual é a recomendação em gramas de fibras ao dia e quais os melhores alimentos para serem consumidos em relação à presença de fibras.
c) Orientar o aumento do consumo de fibras no dia a dia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) As fibras são as partes de plantas, como talos, sementes, cascas e folhas, que o corpo humano não pode digerir. O consumo de fibras por pacientes diabéticos pode melhorar as taxas de glicose no sangue, pois as fibras, em especial as solúveis, parecem reduzir a resposta glicêmica pós-prandial após as refeições ricas em carboidratos. Esse efeito é explicado provavelmente pelo retardo do esvaziamento gástrico e da absorção de macronutrientes a partir do intestino delgado.
b) Uma ingestão de fibras de, pelo menos, 30 g/dia é fator relevante a fim de que os benefícios aos diabéticos sejam alcançados. Os melhores alimentos para consumir são os cereais integrais, visto que contêm muitas fibras, como aveia, trigo, farelos; as leguminosas, por exemplo, feijão, lentilha, grão de bico; as hortaliças, como alface, rúcula, couve, berinjela, pepino, pimentão; e as frutas, principalmente com casca, como maçã, pera, ameixa, nectarina, laranja.
c) Algumas orientações relacionadas ao aumento do consumo de fibras:
- Preferir os alimentos que contêm cereais integrais no lugar dos processados, por exemplo: macarrão, pão, biscoito de fibras, etc.
- Consumir hortaliças nas principais refeições e, de preferência, antes de consumir os outros alimentos.
- Ingerir frutas como sobremesa e sempre com casca ou bagaço.
- Incluir alimentos ricos em fibras no iogurte, suco, vitamina e por cima da salada. Alguns exemplos são linhaça, chia, amaranto e fibra de trigo.
- Dar preferência ao prato básico do brasileiro, composto por arroz integral e feijão, que é rico em fibras.
- Comer a fruta em vez de tomar o suco. No caso deste, preferir de vegetais, sem coar.
- Caso compre alimentos processados, observar o rótulo em relação à presença de fibras e alimentos ricos nessas substâncias.
Explicação: