Devido à grande amplitude do uso do geoprocessamento, que inclui temas como: cadastro urbano, redes de água, energia e telefonia, agricultura, meteorologia, floresta, cartografia etc., existem uma serie de maneiras de utilizá-lo. BAGGIO, Jefferson Merlin. Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Maringá: UniCesumar, 2018 (adaptado). Considerando o fragmento de texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. Ferramenta para produção de mapas.
II. Suporte para análise espacial de fenômenos.
III. Um banco de dados geográficos, com função de armazenar e, quando necessário, permitir a recuperação de um dado matemático, isto é, um dado transformado em formato digital.
IV. Um banco de dados geográficos, com função de armazenar e, quando necessário, permitir a recuperação de um dado geoespacial, isto é, um dado com latitude, longitude e características. Correspondem a forma de uso do Geoprocessamento, na análise ambiental em geral o que se afirma em:
Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: II e III, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Sobre as maneiras de utilizar o geoprocessamento, é correto o que se afirma em: 4) I, II e IV, apenas
O Geoprocessamento é uma estrutura e um conjunto de ferramentas que permitem processar dados geográficos e outros dados relacionados. O conjunto completo de ferramentas de geoprocessamento pode ser usado para realizar análises espaciais ou para gerenciar dados GIS automaticamente.
O geoprocessamento é utilizado como uma ferramenta para produção de mapas, dando um suporte para análise espacial de fenômenos. Além disso, também pode ser usado como banco de dados geográficos, par permitir a recuperação de um dado geoespacial.
Resposta:
CORRETA a Alternativa 4: I, II e IV, apenas.
Explicação:
Vide pp. 37 e 38 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS
Para a manipulação de dados especializados passamos a ter a necessidade da coleta desses dados, bem como o armazenamento desses dados geográficos e seus atributos. Devido a grande amplitude do uso do Geoprocessamento, na analise ambiental em geral, temos três maneiras de utiliza-lo:
I. Ferramenta para produção de mapas.
■■ Como ferramenta para produção de mapas.
II. Suporte para análise espacial de fenômenos.
■■ Como suporte para analise espacial de fenômenos.
IV. Um banco de dados geográficos, com função de armazenar e, quando necessário, permitir a recuperação de um dado geoespacial, isto é, um dado com latitude, longitude e características.
■■ Como um banco de dados geográfico, com função de armazenar e quando necessário permitir a recuperação de um dado geoespacial, isto e, um dado com latitude, longitude e características.