“Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra, pela força. A primeira é própria do homem; a segunda, dos animais. [...] Ao príncipe torna-se necessário, porém, saber empregar convenientemente o animal e o homem. [...] Sendo, portanto, um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza da besta, deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa alguma contra os laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizerem unicamente de leões não serão bem-sucedidos. Por isso, um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir”.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre O Príncipe de Maquiavel, assinale a alternativa correta:
A) os homens não devem recorrer ao combate pela força porque é suficiente combater recorrendo-se à lei.
B) um príncipe que interage com os homens, servindo-se exclusivamente de qualidades morais, certamente terá êxito em manter-se no poder.
C) o Príncipe prudente deve procurar vencer e conservar o Estado, o que implica o desprezo aos valores morais.
D) para conservar o Estado, o príncipe deve sempre partir e se servir do bem.
E) para a conservação do poder, é necessário admitir a insuficiência da força representada pelo leão e a importância da habilidade da raposa.
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Resposta:
E
Explicação:
e) Para a conservação do poder, é necessário admitir a insuficiência da força representada pelo leão e a importância da habilidade da raposa.
Maquiavel, ao escrever a obra "O Príncipe", traz um pensamento de inovação à época moderna (E).
Maquiavel diferencia ética de política e muda o panorama político até os dias atuais.
Para Maquiavel, o político de vigor e poder inabaláveis pensa e age de modo estratégico para se manter no poder. Assim, ele deve ser astuto e não contar, apenas, com a sorte, pois ela é mutável.
Assim, um bom político, para Maquiavel, é aquele que separa a ética da política, pois a ética deve ser posta no campo pessoal e particular, onde nada se tem a ver com a política, que representa campo de interesse comum. O político não deve agir perante ações éticas. Ele deve ser, sobretudo, político e separar valores morais de valores políticos.
Logo, na política, vale-se de tudo para manter o poder e o prestígio perante o povo.
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