Deve-se entender por ‘dominação’, (...) a probabilidade deencontrar obediência dentro de um grupo determinado paramandatos específicos (ou para toda sorte de mandatos). Nãoconsiste, portanto, em toda espécie de probabilidade de exercer‘poder’ ou ‘influência’ sobre outros homens. (...) Nem todadominação se serve do meio econômico. E ainda menos tem todadominação fins econômicos.WEBER, Max. In: Castro, Anna Maria; Dias, Edmundo Fernandes. Introdução aoCom base no texto acima, analise as afirmativas:Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1976.I. O poder decorrente de qualquer tipo ideal de dominação temsempre um conteúdo que lhe atribui legitimidade, seja esta jurídica,costumeira ou afetiva.II. O poder decorre da posse básica e exclusiva de meioseconômicos, sem a qual não há poder nas sociedades capitalistas.III. O poder emerge de mandatos extra econômicos, que sãoobtidos com ou sem legitimidade, apenas por agentes do Estadonas sociedades capitalistas.IV. Para ser exercido, o poder depende de coerções objetivas,físicas e materiais, embora dispense coerções morais para operarcom legitimidadeAssinale a alternativa corretaa) I e II estão corretas.b) I e III estão corretas.c) I e IV estão corretas.d) Apenas I está correta.e) Apenas IV está correta.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra D) Apenas I está correta - O poder decorrente de qualquer tipo ideal de dominação tem sempre um conteúdo que lhe atribui legitimidade, seja esta jurídica, costumeira ou afetiva.
A dominação, geralmente, está associada a uma constelação de interesses, monopólio econômicos, a dominação estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por esse motivo, pode-se acrescentar vários tipos de atividades tradicionais, afetiva ou racional a um tipo diferente de dominação.
A dominação mais comum se chama a tradicional, nela a autoridade é suportada apenas pela existência de uma fidelidade tradicional. Vale lembrar que o governante nada mais é do que o patriarca ou o senhor, os dominados tendem a ser súditos e o funcionário é o servidor.
Bons estudos!