ENEM, perguntado por yasmimvilenk3436, 11 meses atrás

Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui parafertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aquia humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e suamaior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homemcivilizado torna-se quase um selvagem.(HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.)Esta observação, feita por Alexis de Tocqueville em 1835,descreve a cidade de Manchester (Inglaterra) durante a RevoluçãoIndustrial. A leitura do texto permite afirmar que o autora) tinha um ponto de vista teocêntrico, pois a ação humana eracompreendida como um verdadeiro milagre.b) exaltava o processo de industrialização, que tornaria aindamelhores os seres humanos e a natureza ao seu redor.c) fazia uma defesa da política mercantilista, que tinha comoprioridades o metalismo e as inovações tecnológicas.d) constatava que a industrialização poderia trazer, comoconsequência, a degradação socioambiental.e) defendia que a vida selvagem era melhor que a vidadesenvolvida nas cidades industrializadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
14

Letra d.

Conforme se pode observar no texto acima, o autor apresenta a era das revoluções industriais e capitalistas como a anunciação de um período de perdas, de desencontros, e de grandes entraves de caráter social e ambiental.

Segundo seu ponto de vista, a brutalidade presente no desejo de lucratividade e a selvageria de tal indústria capitalista compreende uma ameaça ao bem estar humano, social, e ambiental.  

Perguntas interessantes