Deus meu, não se cansando os hereges e os inimigos... de semear continuamente os seus erros e heresias no campo da Cristandade, com tantos e tantos livros perniciosos que são republicados a cada dia, é necessário que não se durma, mas que nos esforcemos para extirpá-los ao menos nos lugares onde isso seja possível.
(Cardeal Roberto Bellarmino, 1614.)
Tendo em vista o contexto da época, pode-se inferir que os hereges e os inimigos aos quais o autor se refere eram, principalmente, os:
a) jansenistas e os muçulmanos.
b) cátaros e os letrados.
c) hussitas e os feiticeiros.
d) anabatistas e os judeus.
e) protestantes e os cientistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
126
Resposta:
letra E
Explicação:
era a epoca que estavam começando a ter o pensamento humanista
Respondido por
4
Para a Igreja Católica no início do Século XVII os "hereges e os inimigos" eram os que faziam parte dos diversos movimentos Protestantes e os cientistas. É correta a alternativa E.
Por que os Protestantes e os Cientistas eram vistos como inimigos?
Os Protestantes, que incluíam os seguidores de Lutero e Calvino, eram vistos como inimigos pois ameaçavam a estrutura política da Igreja Católica, ameaçando por exemplo a autoridade do Papa e de outros membros do Alto Clero. Os cientistas eram tidos como inimigos pois questionavam as teorias defendidas pela Igreja Católica, com isto ameaçando o poder desta instituição de influenciar a sociedade.
Mais sobre a Reforma Protestante em:
https://brainly.com.br/tarefa/6285345
Anexos:
Perguntas interessantes