determine os valores Possiveis de m na E
quaçâo (3M-2)x-4=0 de modo que ela seja do se
segundo grau
Soluções para a tarefa
Vamos lá.
Loirrani, a resolução parece simples. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Entendemos que que a sua questão deverá estar escrita da seguinte forma: Determine os valores possíveis de "m" na equação abaixo, de modo que referida equação seja do 2º grau:
(3m-2)x² - 4 = 0 ------ note que você não havia colocado o "x²" que colocamos após o (3m-2), ok? Entendemos que o correto é da forma que escrevemos, certo?
Bem, então admitindo que estamos corretos na nossa escrita, então vamos informar qual seria o valor possível para "m" na equação dada, de modo que ela seja do segundo grau.
Veja como é simples: para que uma equação seja do 2º grau então ela deverá ter, obrigatoriamente, um coeficiente que acompanhe a incógnita x². Ora, se ela deverá ter, obrigatoriamente, um valor que acompanhe a incógnita x², então esse coeficiente que acompanha x² deverá ser diferente de zero, pois se ele for zero então não vai nem existir um coeficiente que acompanhe a incógnita x², concorda?. Dessa forma, vamos impor que o coeficiente que está acompanhando a incógnita x² deverá ser diferente de zero. E como o coeficiente que está acompanhando a incógnita x² é (3m-2), então vamos impor que "3m-2" seja diferente de zero. Logo, deveremos impor isto:
3m - 2 ≠ 0 ---- passando "-2" para o 2º membro, teremos:
3m ≠ 2 ----- finalmente, isolando "m", teremos:
m ≠ 2/3 <---- Esta é a resposta. Ou seja, para que a equação dada seja do 2º grau, então deveremos ter um valor de "m" diferente de "2/3", obrigatoriamente.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
Ok?
Adjemir.