DETERMINE O NUMERO ATOMICO DO ANION BIVALENTE CUJA DISTRIBUIÇÃO TERMINA EM 3P6
Soluções para a tarefa
Resposta:
Número atômico = 16 (elemento enxofre - S)
Explicação:
Temos um ânion (íon com carga negativa) bivalente e sua distribuição eletrônica termina em 3 , por ser um elemento do bloco p da tabela periódica, é um elemento representativo e por isso como ele já tem elétrons no orbital p, quer dizer que o orbital s já está completo. Logo esse tem 8 elétrons na sua camada de valência (2 no orbital s e 6 no orbital p). Isso quer dizer que esse elemento recebeu 2 elétrons e ficou com carga negativa. Vou chamar esse elemento de X, seu ânion bivalente e a distribuição eletrônica da sua camada de valência (que é a camada mais externa) podem ser representado por:
→ 3 3
Se ele recebeu 2 elétrons, quer dizer que o átomo X em seu estado fundamental (carga nula) tinha 6 elétrons (2 no orbital s e 4 no orbital p) na camada de valência:
→ 3 3
Agora que já sabemos a distribuição eletrônica do átomo X, podemos descobrir quem ele é se consultarmos a tabela periódica. É quase como um jogo de batalha naval, vamos procurar o elemento através das linhas e colunas da tabela periódica. Como vemos na distribuição eletrônica, ele tem 3 camadas, por isso está localizado no 3º período da tabela periódica (3ª linha). Além disso, como pertence ao grupo dos elementos representativos e está no bloco p é só a gente olhar que família (coluna da tabela periódica) tem configuração de 6 elétrons na camada de valência. Essa família é a família do oxigênio. O elemento que está na família do oxigênio no 3º período é o enxofre (S) e tem número atômico igual a 16.
Espero ter ajudado. Bons estudos!