Desvantagens da fertilização externa
Soluções para a tarefa
A fertilização externa ou fecundação externa é um processo no qual o esperma masculino fertiliza ou impregna um óvulo feminino fora do corpo da fêmea. Em contraste com a fertilização interna, ela ocorre fora do corpo da fêmea. O processo de fertilização externa também pode ser chamado de desova. Esses óvulos têm uma casca que os protege do lado de fora, mas podem ser facilmente penetrados pelos espermatozoides.
Este tipo de fertilização depende em grande parte do ambiente. Para facilitar o processo, ele deve ocorrer na água, pois esse ambiente permite que os espermatozoides se movam com mais facilidade. A presença de água também impede que os gametas sequem. Existem animais que não se movem e dependem das correntes de água para que os gametas se encontrem.
Desvantagens da fertilização externa:
- Existe o risco de que os gametas, tanto femininos quanto masculinos, sejam comidos por outros animais. Muitos animais aquáticos são chamados de filtradores e se alimentam desse tipo de alimento. Portanto, gametas podem ser perdidos.
- Os gametas são expostos a fortes correntes oceânicas, que podem ser contraproducentes e afetar a fertilização.
- A produção de múltiplos gametas consome muita energia.
- Muitos óvulos podem permanecer não fertilizados porque são esquecidos e não utilizados, o que representa um desperdício de energia e gametas.
- Não há cuidado parental, o que deixa a prole vulnerável a perigos externos.
- Nem todos os descendentes sobrevivem.
Fecundação externa:
https://brainly.com.br/tarefa/4059834