desvantagem do home office
Soluções para a tarefa
Desvantagens pessoais e familiares:
perda da privacidade pessoal;
possibilidade de excesso de carga de trabalho;
indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina;
tendência ao isolamento social (para quem mora só).
Desvantagens profissionais:
falta de atualização profissional em processos gerenciais;
ambiente de trabalho confinado (anti-social).
Desvantagens empresariais:
difícil sucessão, em caso de necessidade de transição;
interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais;
preconceito no mercado formal, em caso de empresa não registrada;
dificuldades de obtenção de créditos, em caso de empresa informal.
Há também algumas desvantagens para os funcionários que trabalham em casa, além dos gastos que a empresa tem em implementar essa nova política. Veja, abaixo, alguns exemplos:
Dificuldade em monitorar o desempenho: pode haver dificuldade em gerenciar os trabalhadores em casa, seus horários e como monitorar seu desempenho.
Problemas de desempenho: possível deterioração do conhecimento funcional e estratégico dos funcionários, possibilitando a diminuição da qualidade do trabalho.
Custo do trabalho a partir de casa: custos iniciais de formação e fornecimento de equipamento adequado, incluindo adaptações para cumprir as normas de saúde e segurança, e as necessidades dos funcionários com deficiência.
Problemas com o desenvolvimento do pessoal: dificuldade de facilitar treinamentos efetivos que gerem desenvolvimento profissional e novas habilidades.
Risco de segurança das informações: os problemas de segurança das informações podem ter mais propensão a ocorrer.
Aumento dos custos de telecomunicações: por exemplo, o aumento de contas de telefone ou a necessidade de um celular.
Problemas de comunicação: poderiam aumentar sentimentos de isolamento entre trabalhadores em home office e a necessidade de novos softwares de gestão de comunicação.
Diminuição do moral da equipe: pode ser mais difícil manter o espírito de equipe quando os funcionários estão trabalhando em locais diferentes, além de problemas futuros em caso de sucessão.
Home office é uma estratégia que depende de um equilíbrio entre as duas partes. De um lado, a empresa precisa ver se essa nova política está de acordo com o modelo de negócios do empreendimento; do outro, o colaborador precisa se enxergar nessa nova realidade e se sentir totalmente apto para isso.