História, perguntado por Jebrbrb, 2 meses atrás

destino do lixo público
(MÁXIMO 20 LINHAS)
POR FAVOR ME AJUDEM​

Soluções para a tarefa

Respondido por bibijonys
0

Graças ao crescimento populacional no Brasil nas últimas décadas, o destino do lixo tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública. E existem formas corretas e incorretas de tratamento do lixo.

Os lixões infelizmente é um destino ainda é utilizado no Brasil. Consiste em simplesmente retirar todo o lixo das residências, comércios e até indústrias, despejando-os em grandes áreas a céu aberto. Responsáveis pela concentração de ratos, baratas e muitos outros insetos

Os aterros sanitários consiste em um sistema de tratamento de lixo mais usado no Brasil atualmente. Nestes locais, o solo é preparado para receber o lixo orgânico. Este é colocado em camadas intercaladas com terra, evitando assim o mau cheiro, contaminação e a proliferação de insetos e ratos.

A compostagem é um destino muito interessante, do ponto de vista ambiental e econômico, Neste processo, o lixo orgânico é transformado em adubo para ser utilizado na agricultura.

A coleta seletiva e a reciclagem consistem em separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis. Estes últimos são vendidos ou entregues a empresas ou cooperativas que os reciclam. Desta forma, estes materiais podem voltar à cadeia produtiva, gerando emprego e renda para todos que atuam no processo.

Incineração de lixo é o sistema é mais usado nos casos de lixo hospitalar ou que possuem algum tipo de contaminação perigosa. É realizado em incineradores apropriados, mantendo toda segurança possível. A fumaça gerada deve passar por um sistema de filtragem para diminuir ao máximo a poluição do ar.

Há também tratamentos especiais existem alguns tipos de lixos que não devem ser misturados com o lixo comum. É o caso das pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. Estes objetos apresentam, em sua composição, elementos químicos que podem gerar graves problemas ambientais como, por exemplo, contaminação do solo e da água.

Após o uso, estes objetos devem ser separados pelos consumidores e entregues em locais específicos. Empresas especializadas ou até mesmo os produtores devem retirá-los e tratá-los de forma adequada com toda segurança.

Lixo eletrônico: coleta e tratamento realizado por empresas especializadas.

Perguntas interessantes