Filosofia, perguntado por Eduardakah5568, 1 ano atrás

Destaque os traços gerais que caracterizam a ideologia,na interpretaçao de Marilena Chauí.? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por bowties00owlf9l
4
ALIENAÇÃO 

Juridicamente, alienação significa a perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda ou hipoteca. Nas esquinas costumamos ver cartazes de marreteiros chamando a atenção dos motoristas: "compramos seu carro, mesmo alienado". 

Referimo-nos a alguém como alienado mental, quando consideramos a pessoa louca. Aliás, alienista é o médico de loucos. 

A alienação religiosa aparece nos fenômenos de idolatria, quando um povo cria ídolos e a eles se submete. 

Para Rousseau, a soberania do povo é inalienável, isto é, pertence somente ao povo que não deve outorgá-lo a nenhum representante, devendo ele próprio exercê-la. É o ideal da democracia direta. 

Na vida diária, chamamos alguém de alienado quando o percebemos desinteressado de assuntos considerados importantes, tais como as questões políticas e sociais. 

Em todos os sentidos há algo em comum no uso da palavra alienação: no sentido jurídico, perde-se a posse de um bem, na loucura o louco perde a dimensão de si mesmo na relação com o outro, na idolatria perde-se a autonomia, na concepção de Rousseau o povo não deve perder o poder, o homem comum alienado perde a compreensão do mundo em que vive e torna alheio a sua consciência, não mais percebendo aspectos importantes da realidade onde está inserido. 

Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, que significa "pertence a um outro". Assim, alienar é tornar alheio, transferir para o outro o que é seu. 

Há vários sentidos para a palavra ideologia. Em sentido amplo, é o conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Quando perguntamos qual é a ideologia de determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, ao corpo sistemático das idéias e ao posicionamento interpretativo de certos fatos. É nesse sentido que falamos em ideologia liberal ou ideologia marxista. 

Ainda podemos nos referir à ideologia enquanto teoria, no sentido de organização sistemática dos conhecimentos destinados a orientar a ação efetiva. Existe portanto a ideologia de uma escola, que orienta a prática pedagógica, a ideologia religiosa que dá regras de conduta aos fiéis, a ideologia de um partido político, que estabelece determinada concepção de poder e fornece diretrizes de ação a seus filiados. 

Em sentido restrito o conceito de ideologia tem um significado mais especifico. Marx enriqueceu o debate em torno do assunto, indicando os meios de aplicação prática da Ideologia. Para ele, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ação, é preciso considerar também as formas de conhecimento ilusório que levam ao mascaramento dos conflitos sociais. Segundo a concepção marxista, a ideologia adquire um sentido negativo, como instrumento de dominação. 

Isso significa que a ideologia tem influência marcante nos jogos do poder e na manutenção dos privilégios que distorcem a maneira de pensar e agir dos indivíduos na sociedade. A ideologia seria de tal forma insidiosa que até aqueles em nome de quem ela é exercida não lhe perceberiam o caráter ilusório. 

A professora Marilena Chauí nos traz a seguinte definição: Ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. 

Ela é, portanto, um corpo explicativo e prático de caráter prescritívo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes a partir das divisões na esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de igualdade social encontrando certos referenciais identificadores de todos para todos como por exemplo: a humanidade, a liberdade e igualdade, a nação, ou o estado. 

Observamos então que a ideologia é apresentada com as seguintes características: 

Constitui um corpo sistemático de representações e normas que sugerem uma determinada forma de pensar e de agir dos indivíduos; 
Tem como função assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas pré-fixadas pela sociedade; 
Para tanto, as diferenças de classe e os conflitos sociais são camuflados, ora com a descrição da "sociedade una e harmônica", ora com a justificação das diferenças existentes; 
Com isso é assegurada a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras em nome da "vontade de Deus", ou simplesmente como decorrente da "ordem das coisas"; 
Em última instância tem a função de manter a dominação de uma classe sobre a outra.
Perguntas interessantes