História, perguntado por reidacaixamilitar, 10 meses atrás

Destaque os principais pontos do Primeiro Reinado no seu caderno. Como: - ME AJUDEM PF
A Constituição;
-Os Direitos dos escravos;
-Voto Censitário;
-Divisão dos poderes;
- Limites da cidadania;
- Noite das garrafadas;
-Abdicação de D.Pedro;

Soluções para a tarefa

Respondido por matiasdrews10
0

Resposta:

-Revolução Pernambucana

-Comfederação do Equador

-Guerra da cisplatina


reidacaixamilitar: cade o resto ?
Respondido por marina2016righi
0

- A Constituição: foi a primeira coisa que o imperados do Brasil fez para aumentar seu poder politico e parar as revoluções que o povo brasileiro fazia.

- Os Direitos dos escravizados: todo cidadão tinha direito de ser protegido pelo governo no Brasil imperial, mas os escravizados não eram, na maioria das vezes, considerados cidadãos, portanto, não tinham proteção nenhuma em relação ao Estado.

- Voto Censitário: somente homens com mais de 25 anos, brancos, livres e com renda anual de mais de 100 mil réis podia votar nas eleições de deputados e senadores.

- Divisão de poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judicial (Judiciário) e o Poder Moderador, que era teoricamente neutro, mas se destacava em relação a todos os outros.

- Limites da cidadania: Os direitos civis têm como fundamento a liberdade individual, abrangendo os direitos à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei. Os direitos políticos pressupõem a participação do cidadão na política da sociedade, isto é, consiste na capacidade de organizar partidos, de votar e de ser votado e de manifestar-se politicamente. Por último, há os direitos sociais, que incluem a educação, o trabalho, a saúde e a renda justa e têm como base a justiça social e a igualdade material.

- Noites das garrafadas: Foi uma revolta que ocorreu em 1831 no Rio de Janeiro. De um lado estava o grupo que apoiava Dom Pedro I, em grande maioria portugueses, e de outros, os liberais brasileiros insatisfeitos com seu governo, os quais exigiam maior liberdade política, administrativa e de imprensa.

- Abdicação de D.Pedro: ocorreu em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. O ato marcou o fim do Primeiro Reinado e o início do período regencial no Brasil.

Perguntas interessantes